para nossa comunidade

Como desenvolver a inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal diz respeito à capacidade de interagir de forma eficaz com as pessoas, compreendendo suas emoções, motivações e atitudes. Isso inclui ter empatia, saber ouvir, comunicar-se com assertividade, resolver conflitos de forma positiva e trabalhar bem em equipe. Essa habilidade têm um impacto positivo nos estudos, ao promover um ambiente de aprendizagem mais saudável e favorecer o diálogo, a cooperação e a troca de conhecimento. 

O conceito de inteligência interpessoal surgiu em 1983, com a Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo norte-americano Howard Gardner. Segundo ele, não existe apenas um tipo de inteligência, tradicionalmente relacionada à capacidade lógica e cognitiva, mas um conjunto de habilidades distintas que influem nos diferentes tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencial.  

Neste post, vamos entender o conceito de inteligência interpessoal, saber como essa inteligência pode ser desenvolvida e conhecer os seus benefícios.  

O que é inteligência interpessoal 

A inteligência interpessoal pode ser definida como a habilidade de se relacionar bem com as pessoas, sendo capaz de entender e interpretar as motivações, os desejos e as intenções dos outros. Quem possui a inteligência interpessoal bem desenvolvida costuma estar disponível para ouvir as pessoas, acolhendo-as com respeito e prontidão. 

Entre as características das pessoas que têm inteligência interpessoal estão: 

  • facilidade de comunicação: saber se expressar com clareza e de forma respeitosa e escutar o interlocutor com atenção; 
  • empatia: conseguir se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos, pontos de vista e necessidades; 
  • habilidade para resolver conflitos: mediar situações difíceis, encontrar soluções pacíficas, considerar diferentes interesses e promover o diálogo; 
  • espírito de colaboração: saber trabalhar em equipe, valorizar a cooperação e sabe lidar com opiniões divergentes de forma respeitosa; 
  • capacidade de liderança: ser capaz de influenciar positivamente os outros, motivar o grupo e organizar tarefas de maneira eficiente; 
  • sensibilidade social: perceber sutilezas no comportamento das pessoas, como mudanças de humor ou desconforto e agir de forma sensível;  
  • boa rede de relacionamentos: facilidade em interagir, fazer amizades e manter vínculos positivos e duradouros com pessoas de diferentes contextos (escola, trabalho, família etc). 

Como trabalhar a inteligência interpessoal 

A inteligência interpessoal pode ser desenvolvida por meio de atividades que possibilitam o contato com outras pessoas e a colaboração, como esportes, dança, teatro e grupo de estudos. Realizar trabalhos em equipe, participar de eventos que propiciam a interação com diferentes perfis de pessoas e ensinar algo, por exemplo, são outras estratégias que podem estimular o desenvolvimento dessa habilidade. 

Além disso, atitudes e práticas simples no dia a dia também podem ajudar a trabalhar a inteligência interpessoal. Confira: 

  • Pratique a empatia. Tente se colocar no lugar do outro, ouça com atenção, evite interrupções e julgamentos e respeite sentimentos e pontos de vista diferentes dos seus. 
  • Relacione-se com diferentes tipos de pessoas. Introvertidas, extrovertidas, racionais, emocionais, amigos próximos ou não, o contato com elas amplia a capacidade de entender diferentes perspectivas e adaptar a comunicação a diversos contextos. 
  • Escute as pessoas. Praticar a escuta ativa é fundamental para conhecer as pessoas e saber o que elas sentem ou pensam. 
  • Trabalhe em equipe. Trabalhar em grupo exercita a comunicação, a capacidade de ouvir o outro, o respeito às diferenças e a aprendizagem colaborativa. 
  • Busque feedbacks. Além de observar suas próprias atitudes nas relações sociais, peça a opinião de amigos, familiares ou professores sobre sua forma de se comunicar e se relacionar. 
  • Resolva conflitos com diálogo. Procure entender e solucionar os problemas conversando com respeito. 
  • Seja líder. Esteja à frente de iniciativas na escola, no local de trabalho ou em outras situações, como uma viagem. 
  • Desenvolva habilidades socioemocionais. Aprimore sua comunicação, resiliência, gentileza e tolerância no convívio diário. 

Benefícios da inteligência interpessoal 

A inteligência interpessoal permite reconhecer os pontos fortes das pessoas, promover um ambiente de cooperação, organizar equipes de forma eficiente e estimular o melhor de cada um — o que contribui para a satisfação, o bom desempenho e o aumento da produtividade nos estudos e no trabalho. 

Quem possui a inteligência interpessoal bem desenvolvida costuma ter facilidade para se relacionar com diferentes perfis de pessoas, demonstrando empatia, boa comunicação e sensibilidade. Por essas características, tende a se destacar em ambientes colaborativos e frequentemente apresenta um perfil de liderança, sendo capaz de influenciar, motivar e orientar grupos com eficiência e assertividade. 

Essa competência vem sendo muito requisitada pelo mercado de trabalho, que valoriza profissionais que facilitam a troca de ideias, evitam conflitos, promovem soluções em grupo e fortalecem as relações interpessoais. Assim, contribuem para um ambiente mais colaborativo, produtivo e harmonioso e para o sucesso das equipes e das organizações. 

Diferença entre inteligência interpessoal e intrapessoal 

Como vimos, a inteligência interpessoal diz respeito a habilidades sociais e de relacionamento com outras pessoas. Já a inteligência intrapessoal envolve o autoconhecimento e a consciência das próprias emoções, sentimentos, fraquezas e fortalezas. Isso permite ter maior capacidade de autorregulação, aprender a lidar melhor com as diferentes situações e buscar a melhoria contínua.   

Quer investir ainda mais no desenvolvimento integral de seus alunos? Então conheça o Sistema Anglo de Ensino, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes. Experimente o sistema que mais aprova nas melhores universidades do país!   

Veja também: 

Voltar