para nossa comunidade

Gestão da rotina escolar: como ter sucesso na administração da escola?

A gestão escolar ainda é um desafio para muitas instituições de ensino. Ao envolver aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos, entre outros, ela organiza a rotina e o bom funcionamento da instituição, contribuindo para a qualidade do ensino e os resultados educacionais.  

Estudos nacionais e internacionais já mostraram a importância da gestão escolar para a aprendizagem dos estudantes. Os profissionais que mais impactam o desempenho dos alunos, depois dos professores, são os diretores de escola.   

Neste post, vamos explorar o que é a gestão escolar, a sua importância para a rotina das instituições, os principais pilares que a sustentam e as estratégias que podem ser adotadas no dia a dia para torná-la mais eficiente.  

O que é gestão escolar  

A gestão escolar é o processo de organização, coordenação e supervisão das atividades que envolvem o funcionamento de uma instituição de ensino. Ela abrange desde atividades mais básicas, voltadas à infraestrutura escolar, até a elaboração e a execução da proposta pedagógica, o apoio e a avaliação do trabalho docente e o acompanhamento do desempenho dos alunos. 

O principal objetivo é promover condições para que o processo educacional aconteça com qualidade, alinhando as decisões da escola aos objetivos pedagógicos, administrativos e sociais. De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), a gestão pedagógica precisa estar alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola para promover a formação integral dos estudantes. 

Vale destacar a diferença entre gestão escolar e gestão pedagógica — dois conceitos que costumam ser confundidas. A gestão pedagógica está diretamente ligada ao ensino e à aprendizagem, enquanto a gestão escolar diz respeito ao funcionamento global da instituição, buscando eficiência e resultados em todas as áreas. 

Os pilares da gestão escolar 

O CNE, por meio da Matriz de Competências do Diretor Escolar, definiu quatro dimensões fundamentais que orientam a atuação dos gestores escolares. A proposta, que ainda precisa ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC), inclui quatro dimensões e suas respectivas competências:  

1. Dimensão político-institucional 

Considera o papel social da escola e foca na liderança do gestor, que deve: 

  • Engajar a comunidade escolar; 
  • Implementar e coordenar a gestão democrática; 
  • Assumir a responsabilidade pela organização da escola; 
  • Coordenar ações que promovam a segurança no ambiente escolar;  
  • Desenvolver uma visão sistêmica e estratégica. 

2. Dimensão pedagógica 

Esse pilar coloca o ensino e a aprendizagem no centro da gestão: 

  • Focar no compromisso com os processos de aprendizagem; 
  • Conduzir o planejamento pedagógico; 
  • Apoiar professores e demais envolvidos na aprendizagem; 
  • Coordenar o currículo, métodos de ensino e avaliação; 
  • Promover um ambiente propício ao desenvolvimento educacional; 
  • Desenvolver a inclusão, a equidade, a aprendizagem ao longo da vida e a cultura colaborativa. 

3. Dimensão administrativo-financeira 

Relacionada à organização e sustentabilidade da escola, bem como aos requisitos técnicos e operacionais que viabilizam a realização do trabalho escolar: 

  • Coordenar atividades administrativas; 
  • Cuidar do patrimônio e espaços físicos; 
  • Realizar a gestão de equipes de trabalho; 
  • Gerir os recursos financeiros da escola. 

4. Dimensão pessoal e relacional 

Referência de atitudes e posicionamentos que favorecem o trabalho da gestão escolar: 

  • Cuidar e apoiar as pessoas; 
  • Comprometer-se com o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe; 
  • Ter uma comunicação clara, respeitosa e eficiente; 
  • Lidar com conflitos realizando uma mediação construtiva. 

O que envolve a gestão escolar na prática 

As competências que cabem à gestão escolar podem ser exemplificadas por meio de atribuições, práticas e ações. Entre elas, podemos destacar: 

  1. Coordenar a elaboração e a execução do Projeto Político Pedagógico da escola. 
  1. Apoiar o desenvolvimento do trabalho docente, com avaliação e monitoramento dos professores, investimento no desenvolvimento profissional dos educadores e estímulo à cultura colaborativa. 
  1. Elaborar planos estratégicos e administrativos, como campanha de matrículas. 
  1. Garantir o cumprimento de leis e diretrizes de ensino, para que o currículo escolar esteja sempre alinhado à BNCC, por exemplo. 
  1. Administrar os recursos da escola, decidindo para onde direcionar investimentos e alinhando-os aos propósitos pedagógicos da instituição. 
  1. Desempenhar papel de liderança, sempre motivando e orientando equipes e alunos. 
  1. Supervisionar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhando o desempenho dos alunos para ajustar estratégias pedagógicas. 
  1. Fortalecer o vínculo com a comunidade e órgãos públicos, em busca de promover ações e palestras educativas. 
  1. Definir estratégias de captação e retenção de alunos, mantendo canais de comunicação eficientes com pais e responsáveis, por exemplo. 
  1. Estabelecer relações com outras escolas para a troca de experiências e boas práticas. 

Importância da gestão escolar  

A gestão escolar é fundamental para manter a rotina escolar estruturada, organizada e eficiente, em todos os seus aspectos – financeiros, administrativos, pedagógicos etc.  Uma boa gestão promove um ambiente favorável ao desenvolvimento dos alunos e à aprendizagem e fortalece a parceria entre família, equipe e comunidade escolar.  

Confira outros benefícios da gestão escolar para a instituição, para os estudantes e para os docentes: 

  • Para a escola: otimiza o uso dos recursos e reduz desperdícios, melhora a organização e os processos internos; e fortalece a imagem e o valor social da instituição. 
  • Para o aluno: promove disciplina, facilitando a adaptação ao ambiente escolar; garante um ambiente propício para a aprendizagem; e contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional. 
  • Para o professor: facilita o planejamento das aulas e a gestão do tempo; melhora a produtividade e o foco em sala de aula; e reduz o estresse e a sobrecarga. 

O que pode ser feito para melhorar a gestão nas escolas? 

Apesar dos avanços tecnológicos e do fácil acesso à informação, muitas instituições de ensino ainda enfrentam desafios para garantir uma gestão escolar realmente eficiente. 

Administrar uma escola exige atenção a todos os aspectos da rotina educacional. Para tornar esse processo mais eficiente, é essencial adotar uma visão estratégica, praticar a escuta ativa e estar aberto à inovação 

Algumas práticas podem ajudar nessa jornada, como investir na formação do gestor e da equipe de pedagógica, por meio de formação continuada e programas de bem-estar, e utilizar ferramentas tecnológicas para organizar a rotina administrativa. Sistemas de gestão escolar podem ajudar a otimizar processos e facilitar o acesso a informações.  

Também é importante desenvolver um planejamento estratégico com metas claras, pois ter objetivos educacionais bem traçados facilita o caminho para alcançá-los. E estimular a participação da comunidade escolar, para incluir pais e alunos nas decisões da escola. Isso pode ser feito por meio de assembleias e comitês.  

Por fim, realizar avaliações periódicas dos processos e resultados, com pesquisas de satisfação com alunos, pais e professores. A prática ajuda a gerar insights sobre o clima escolar e a entender a efetividade das ações pedagógicas. 

Você viu a importância da gestão escolar para as instituições de ensino? Se você procura um apoio nesse sentido, conheça o Sistema Anglo, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando pioneirismo, tradição e inovação! Seja uma escola parceira do sistema que mais aprova nas melhores universidades do país! 

Leia também: 

banner de captação

Voltar