A família e a escola desempenham papéis essenciais no desenvolvimento educacional dos estudantes. Fortalecer essa parceria é um trabalho contínuo, que exige disposição para o diálogo, compreensão das necessidades das crianças e dos adolescentes e colaboração entre todos os envolvidos.
Estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que o envolvimento dos pais tem impacto direto no desempenho acadêmico dos filhos. A diferença foi avaliada pela média na disciplina de ciências e chegou a 414 pontos para alunos com acompanhamento mais próximo dos pais e 357 pontos para os estudantes cujas famílias participavam menos da vida escolar.
Neste post, vamos explorar a importância da relação família e escola, seus benefícios para os estudantes e quais estratégias podem ser implementadas para construir e fortalecer essa parceria.
Importância da relação família e escola
A parceria entre família e escola pode ser definida a partir das interações colaborativas que ocorrem direta ou indiretamente para promover o desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual de crianças e jovens. Essas interações envolvem toda a comunidade escolar — estudantes, pais e responsáveis e educadores.
A publicação “Parceria família-escola: benefícios, desafios e proposta de ação”, do Ministério da Educação (MEC), aponta que tanto a família como escola desejam o sucesso acadêmico de seus filhos e alunos, e a parceria entre esses espaços de tamanha relevância na vida de crianças e jovens é fundamental para que esse propósito se concretize. “Por compartilharem a tarefa de educar, preparar e encaminhar os sujeitos para a vida, nos seus mais diversos aspectos (social, profissional, emocional), a interação e o engajamento entre família e escola tornam-se indispensável”, diz o documento.
Benefícios da relação entre família e escola
O guia destaca também os principais ganhos dessa parceria para os estudantes:
- Melhora o desempenho acadêmico, ao promover maior participação nas aulas e motivação para os estudos.
- Favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, empatia, cooperação e a resolução de conflitos
- Evita o absenteísmo, pois aumenta o engajamento dos estudantes com as aulas e atividades propostas.
- Aprimora habilidades acadêmicas, por meio da participação dos pais ou responsáveis em atividades e eventos.
- Previne o abandono escolar, incentivando o seguimento dos estudos após a conclusão da educação básica.
- Contribui para um comportamento mais saudável, reduzindo a possibilidade de envolvimento com álcool, drogas e situações de violência.
Como aproximar família e escola
Para fortalecer esse relacionamento, alguns pressupostos são importantes, como assumir corresponsabilidade pelo processo educativo das crianças e jovens e valorizar e respeitar o papel de cada parte, entendendo-os como complementares. Também é fundamental criar um ambiente de confiança, troca de ideias e cooperação e, sobretudo, estar aberto a aprender um com o outro.
Além dessas diretrizes, algumas estratégias podem ser adotadas, como:
Acompanhamento da rotina escolar dos filhos
Os pais devem ser estimulados a acompanhar a rotina escolar das crianças. Isso significa conhecer a grade de aulas, saber o que estão aprendendo e como é a relação da criança com os professores e colegas. Os familiares também são responsáveis por proporcionar um ambiente seguro e saudável para os estudos em casa e compartilhar informações e dificuldades do aluno com a escola.
Comunicação constante e efetiva
Para manter os pais informados e engajados, a escola precisa garantir uma comunicação clara, acessível e transparente. Isso pode ser feito por meio de aplicativos, portal do aluno, newsletter, grupos no WhatsApp e redes sociais.
Participação ativa
A escola deve incentivar a presença e a colaboração das famílias em reuniões pedagógicas, palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades de integração. Essas práticas ajudam a reforçar os laços e criam um ambiente de interação entre alunos, responsáveis e professores.
Criação de espaços de diálogo e feedback constante
Promover encontros regulares entre pais e professores para troca de experiências e alinhamento de expectativas em relação à educação das crianças e adolescentes é essencial para que todos entendam seu papel da educação do estudante. Tanto a escola quanto a família devem estar abertas a ouvir sugestões e críticas construtivas.
Engajamento em projetos e eventos da escola
As famílias podem participar de eventos, projetos e demais iniciativas, como as que envolvem parcerias com empreendedores e instituições locais, como forma de apoiar as ações da escola. A presença dos pais nessas atividades demonstra aos alunos a conexão com a escola, o que pode aumentar a motivação e engajamento dos estudantes.
Tomada de decisão
O envolvimento dos pais e responsáveis em fóruns e comitês permite que suas ideias sejam consideradas nas tomadas de decisões da escola.
O Sistema Anglo de Ensino valoriza a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral dos alunos. Seja uma escola parceira do sistema que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando pioneirismo, tradição e inovação!
Leia também:
Como a família pode apoiar os filhos com desafios específicos de aprendizagem