Conseguir elaborar uma redação nota 1000 é o sonho de muitos estudantes que vão prestar vestibular. Mas, para isso, não basta apenas escrever bem; é essencial entender as exigências cobradas pelas bancas que avaliam os textos.
A redação é uma etapa decisiva e obrigatória dos principais processos seletivos do país para ingresso no ensino superior, como Fuvest, Unicamp e Enem. Por isso e pelo fato de os candidatos ficarem sabendo do tema apenas no momento da prova, ela costuma gerar grande expectativa. No Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, ela representa a única prova em que é possível alcançar a nota máxima de 1000 pontos.
Assim, conhecer a estrutura de texto exigida e adotar boas práticas de escrita é fundamental para ter bons resultados. Neste post, apresentamos as principais informações sobre a redação do Enem do Enem e dicas para quem deseja conquistar uma redação nota 1000.
Qual a importância da redação do Enem?
A redação do Enem é fundamental para avaliar a capacidade de escrita, argumentação, articulação, a e expressão do candidato, habilidades essenciais durante o período de graduação. Ela também deve demostrar que o estudante está atualizado em relação aos principais debates do mundo contemporâneo, nos campos social, científico, cultural e político.
Além disso, por representar 20% da nota final do Enem, a redação pode ser decisiva na conquista de uma vaga no ensino superior.
Como é a redação do Enem?
A redação do Enem segue o formato dissertativo-argumentativo e exige o uso da norma culta da língua portuguesa. Nesse tipo de texto, o candidato deve apresentar um ponto de vista sobre o tema proposto e defendê-lo com argumentos estruturados com coerência e coesão.
A estrutura do texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, o candidato deve expor o tema e o seu posicionamento sobre o assunto. No desenvolvimento, devem ser explicados os argumentos, preferencialmente com exemplos. Já na conclusão, é necessário elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.
Um bom texto dissertativo-argumentativo, que demonstre pensamento crítico e capacidade de organização das ideias de forma lógica, é essencial para obter uma redação nota 1000.
Dicas de como fazer uma redação nota 1000
Conquistar uma redação nota 1000 envolve muita prática e atenção às regras e exigências do exame. Confira algumas dicas que podem ajudar a entender melhor o que é avaliado e como se preparar de forma mais estratégica:
Obedeça ao gênero textual solicitado
Como vimos, a redação do Enem exige um texto dissertativo-argumentativo em linguagem formal. Isso significa que você deve apresentar um ponto de vista sobre o tema proposto, desenvolver argumentos consistentes e organizar as ideias com clareza e lógica. Fugir desse gênero pode comprometer sua nota, mesmo que o conteúdo esteja bom.
Domine as 5 competências avaliativas da redação
A correção da redação do Enem é feita por, no mínimo, dois avaliadores que julgarão, de forma independente, o desempenho do candidato conforme as cinco competências exigidas:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Atente-se ao tema proposto
Entender bem a proposta da redação é fundamental para fazer um texto que atenda ao recorte temático, evitando tangenciá-lo (abordar parcialmente o tema) ou desenvolver um tema distinto do determinado.
Os temas costumam abordar assuntos ligados à realidade contemporânea, como questões ambientais, tecnológicas, políticas, educacionais e econômicas. Entre os últimos temas estão:
- “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” (2024);
- “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” (2023);
- “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” (2022);
- “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” (2021);
- “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” (2020).
Preste atenção aos textos motivadores
Os textos motivadores são conteúdos em linguagem verbal e não verbal (como imagens) que servem de base para o tema proposto. Eles têm a função de ajudar o candidato a entender melhor o assunto e desenvolver o texto com mais referências. No entanto, a redação precisa articular informações e ideias que extrapolem os textos motivadores e evidencie o repertório sociocultural do candidato.
Fortaleça seus argumentos
Use dados, exemplos e informações de livros, músicas, filmes e fatos históricos, além dos conhecimentos acumulados durante a sua formação no Ensino Médio. Tudo isso ajuda a dar mais força para a linha de raciocínio e mostra domínio sobre o assunto.
Esteja atualizado
Acompanhar o que está acontecendo no Brasil e no mundo pode fazer toda a diferença na hora de selecionar os argumentos. Estar atualizado ajuda a construir argumentos mais ricos, trazer assuntos relevantes e fazer conexões com temas sociais, políticos, culturais e ambientais, sem ser pego de surpresa com o assunto exigido.
Leia redações exemplares
Ler redações nota 1000 é uma ótima forma de entender o que funciona nos textos e como podem ser as abordagens. Observar como os candidatos estruturam o texto e apresentam argumentos podem servir como referência para melhorar a escrita.
Consulte A Redação do Enem 2024 – Cartilha do(a) Participante, do Ministério da Educação (MEC), que traz informações detalhadas sobre a redação e disponibiliza 10 textos que receberam nota 1000, com os respectivos comentários.
Saiba quais são os fatores que zeram uma redação
Ter consciência dos erros que levam à nota zero na redação é essencial para se preparar corretamente e não ter surpresas. As principais razões para zerar na redação são:
- fuga total ao tema;
- texto que não seja do tipo dissertativo-argumentativo;
- ausência de texto escrito na folha de redação (folha em branco);
- texto com até sete linhas manuscritas ou de até dez linhas escritas no sistema Braille (considerados insuficientes);
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- trecho deliberadamente desconectado do tema proposto;
- nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado ao texto;
- Texto ilegível ou escrito em língua estrangeira.
Pratique constantemente
Escrever bem é uma habilidade que se desenvolve com a prática. Quanto mais você escreve, mais fácil fica para organizar ideias, manter a coesão e respeitar a estrutura da redação. Treine com temas variados, simule o tempo de prova e peça feedback aos professores sempre que possível.
Cuide da sua saúde mental
Estresse, ansiedade e excesso de cobrança podem atrapalhar o rendimento. Por isso, cuidar da saúde mental, descansar, ter uma boa alimentação e momentos de lazer constituem parte fundamental do processo para alcançar uma redação nota 1000.
Quer aumentar suas chances de conquistar uma redação nota 1000? Então conte com a experiência do Sistema Anglo de Ensino, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando pioneirismo, tradição e inovação. Experimente o sistema que mais aprova nas melhores universidades do país!
Leia também: