Interpretação de texto é uma das competências mais importantes para a compreensão das informações e do sentido de um texto. Ela vai além da simples leitura, exigindo entendimento, análise e capacidade de relacionar as ideias de um texto.
A relevância da interpretação de texto é evidente em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, mas também se estende ao cotidiano. Saber interpretar e extrair o real sentido de mensagens evita mal-entendidos, favorece a tomada de decisões e fortalece a capacidade de argumentação.
Neste post, vamos entender o que é interpretação de texto, contextualizar a sua importância, conhecer algumas dicas práticas para desenvolvê-la e conferir alguns exemplos de exercícios para aplicá-la.
O que é interpretação de texto
Interpretação de texto é a capacidade de compreender, analisar e entender o significado de um texto, ou seja, o que ele quer comunicar. Envolve não só a leitura das palavras, mas das entrelinhas e ideias implícitas e a identificação de intenções, ironias, argumentos e sentidos ocultos no texto. É uma habilidade que também exige atenção, compreensão do contexto, repertório cultural, pensamento crítico e capacidade de relacionar informações, inclusive com conhecimentos prévios.
O desenvolvimento da interpretação de texto vai se aprimorando conforme os anos de estudo, os conhecimentos adquiridos – incluindo as leituras – e as experiências cotidianas. Além disso, a interpretação não diz respeito a apenas textos verbais, mas também não verbais, como imagens, charges, infográficos e mapas, tornando essa habilidade essencial para a comunicação.
(H2 ) Qual é a importância de saber interpretar textos?
A interpretação de texto é uma habilidade fundamental não apenas para quem está se preparando para provas como o Enem e demais vestibulares, mas também para a vida cotidiana. Saber interpretar textos permite o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões de forma mais consciente e uma comunicação melhor.
Além disso, a capacidade de interpretação de texto melhora o desempenho acadêmico e profissional. Em vestibulares, por exemplo, muitas questões de diferentes disciplinas exigem a leitura cuidadosa e a análise do conteúdo para encontrar a resposta correta. Na vida universitária e no mercado de trabalho, possibilita a compreensão profunda de diferentes conteúdos, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento da argumentação.
Diferença entre interpretação e compreensão de texto
Mesmo que muitas vezes usadas como sinônimos, interpretação e compreensão de texto não são a mesma coisa. Compreensão de texto é a habilidade de captar as informações explícitas que estão escritas. É o primeiro passo da leitura, ou seja, entender o que está sendo dito de forma objetiva, como identificar personagens, tempo, espaço ou dados apresentados em um texto.
Já a interpretação de texto vai além. Ela envolve a análise e a reflexão sobre o que está nas entrelinhas, o tom do autor, as intenções por trás das palavras e os sentidos possíveis de uma mensagem. Interpretar exige que a pessoa relacione o conteúdo com seus conhecimentos, perceba ironias, inferências e até críticas sutis.
Dicas para uma boa interpretação de texto
A interpretação exige uma leitura ativa, em que o leitor interage com o conteúdo, identifica intenções e constrói sentidos. Confira algumas dicas que ajudam a desenvolver essa habilidade:
- Leia com atenção e sem pressa
A primeira etapa para uma boa interpretação de texto é a leitura atenta. Evite distrações e leia com calma, prestando atenção a cada parte do texto. Muitas informações importantes podem passar despercebidas quando são lidas de forma apressada.
- Grife palavras-chave e ideias principais
Durante a leitura, destaque palavras que se repetem e frases que revelam o tema central. Isso ajuda a visualizar a estrutura do texto e facilita a compreensão dos argumentos do autor.
- Identifique o tipo e o gênero textual
Saber se o texto é narrativo, descritivo, argumentativo ou expositivo ajuda na interpretação. Cada gênero tem uma estrutura e uma intenção diferente, e reconhecer isso é fundamental para entender o propósito da mensagem.
- Observe o contexto e as entrelinhas
Muitas vezes, o autor sugere algo sem dizer diretamente. Prestar atenção no tom, nas referências culturais e na escolha das palavras ajuda a captar essas mensagens implícitas.
- Faça perguntas durante a leitura
Perguntar “o que o autor quis dizer?”, “qual a intenção por trás dessa frase?” ou “como isso se conecta ao restante do texto?” estimula uma leitura ativa e aprofundada. Isso ajuda a construir uma visão mais crítica e interpretativa do conteúdo.
- Relacione o texto com seus conhecimentos prévios
Trazer experiências, leituras anteriores e conhecimentos pessoais para a interpretação amplia o entendimento. Quanto mais repertório você tiver, maior será sua capacidade de captar significados mais profundamente.
Exercícios para treinar interpretação de texto
A melhor forma de desenvolver a interpretação de texto é praticá-la com questões reais. A seguir, você confere 4 exemplos de questões de vestibulares e do Enem para você treinar, com as resoluções comentadas do “Anglo Resolve”, do Curso Anglo:
(Enem 2024) Nesse cartaz, a expressão “Vou deixar que você se vá”, em conjunto com os elementos não verbais utilizados, tem a finalidade de:
- incentivar o descarte de itens defeituosos.
- promover a reciclagem de produtos usados.
- garantir a conservação de roupas de inverno.
- relacionar o gesto de doação à ideia de desapego.
- comparar a peça de roupa ao sentimento de despedida.
Resposta correta: D
Comentário do Curso Anglo: O cartaz faz parte de uma campanha do agasalho, direcionada à doação de roupas, calçados e cobertores. Na imagem, é possível observar que há uma mulher segurando um agasalho, o qual contém a seguinte inscrição: “Vou deixar que você se vá”. Essa frase está relacionada à ação de desapego esperada entre os doadores e os itens doados. Pressupõe-se, na verdade, que a pessoa talvez não doe itens à campanha por estar apegada às roupas, aos calçados e aos cobertores de convívio íntimo. É por isso que a campanha é destinada ao ato de desapegar-se de itens pessoais para doação.
(Unesp 2023) Examine a tirinha do cartunista Silva João, publicada em sua conta do Instagram em 26.09.2019.
O efeito de humor da tirinha está centrado na ambiguidade do termo
- “inspire”.
- “cheguei”.
- bolso”.
- “acreditei”.
- “sonho”.
Resposta correta: A
Comentário do Curso Anglo: No primeiro quadrinho, o imperativo “inspire” significa “introduzir ar nos pulmões, respirando lentamente”, pois o contexto é o de uma consulta médica. No segundo, percebe-se que o paciente interpretou o verbo com o sentido de “estimular, animar, entusiasmar” e, por isso, ele conta sua história de sucesso pessoal. A polissemia do inspirar gera uma ambiguidade e, por extensão, uma quebra de expectativa, que leva ao riso.
(Unicamp 2025)
O “duplo sentido” a que o autor se refere está relacionado a uma
- visão bem-humorada sobre as inovações do celular e é produzido pelas interpretações de “mais”, que expressa intensidade e adição ao mesmo tempo.
- perspectiva crítica sobre os usos que vêm sendo feitos do celular e resulta dos significados de “ligar”, que pode indicar tanto uma ação quanto um juízo de valor.
- postura irônica sobre os usuários do celular e deriva dos usos de “ninguém”, que indetermina o sujeito e o objeto no parágrafo em que ocorre.
- visão pessimista sobre o futuro do celular e depende dos sentidos de “para”, que remete ao destinatário de uma mensagem e ao lugar em que se encontra.
Resposta correta: B
Comentário do Curso Anglo: Na postagem de Renato Janine Ribeiro, o duplo sentido a que o autor se refere se dá a partir do verbo “ligar”, que poderia ser entendido como “a ação de telefonar para alguém” ou “o fato de não se importar com ninguém”. Dessa forma, percebe-se a criticidade do autor quanto ao uso do celular atualmente, o qual deixou de ser somente um aparato para comunicação oral entre as pessoas e passou a funcionar como um objeto multitarefa. O “whatsapp” do celular moderno, portanto, substituiu a chamada de voz pelo texto, o que acarretou no distanciamento entre as pessoas.
(Enem 2022) Assentamento
Zanza daqui
Zanza pra acolá
Fim de feira, periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim
Vamos embora
Ver o capim
Ver o baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim
Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora
Quando eu morrer
Cansado de guerra
Morro de bem
Com a minha terra:
Cana, caqui
Inhame, abóbora
Onde só vento se semeava outrora
Amplidão, nação, sertão sem fim
Ó Manuel, Miguilim
Vamos embora
BUARQUE, C. As cidades. Rio de Janeiro: RCA, 1998 (fragmento).
Nesse texto, predomina a função poética da linguagem. Entretanto, a função emotiva pode ser identificada no verso:
- “Zanza pra acolá”.
- “Fim de feira, periferia afora”.
- “A cidade não mora mais em mim”.
- “Onde só vento se semeava outrora”.
- “Ó Manuel, Miguilim”.
Resposta correta: C
Comentário do Curso Anglo: A marca mais evidente da função emotiva da linguagem é o uso da primeira pessoa do discurso, como ocorre em “A cidade não mora mais em mim”.
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