Segundo Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino, o tempo é um dos elementos mais valiosos para os estudantes, que precisam desenvolver estratégias personalizadas
Principalmente para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio ou de um cursinho pré-vestibular, existe um elemento que deve ser administrado estrategicamente: o tempo. Isso porque, no contexto dos exames de ingresso às universidades nacionais, os candidatos só têm uma tentativa para realizar a prova. Logo, precisam estar extremamente preparados, em um curto tempo.
Nesse cenário, há quem diga que os vestibulandos enfrentam uma “corrida contra o tempo”. De acordo com Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino, essa afirmação faz sentido, já que se trata de um bem valioso e de tamanho finito. Ou seja, as turmas possuem um prazo para se preparar para as provas.
De qualquer forma, o profissional reforça que esse não deve ser um motivo para desespero.
“O tempo pode ser aproveitado ao máximo de duas maneiras: um processo dedicatório e estratégico”, diz Molina. O termo “dedicatório” diz respeito ao esforço que cada estudante vai fazer, separando períodos específicos do seu dia e da sua semana para aprender e revisar conteúdos do vestibular.
Já o ponto “estratégico” — essencial na preparação para o vestibular — consiste em saber usar o tempo da melhor forma. Desse modo, Molina enfatiza que cada candidato precisa definir o que mais funciona para ele, preparando um cronograma personalizado, de acordo com suas fortalezas e fraquezas. Pensando nas provas mais competitivas, vale a pena destinar um período maior de estudos aos assuntos de maior dificuldade.