Conheça o serviço de monitoria e entenda como ele pode ser benéfico tanto para alunos como para professores e funcionários

O serviço de monitoria representa uma das peças essenciais na estrutura de uma instituição escolar, sendo um auxílio para os professores, funcionários, e para os próprios alunos. Os monitores possuem a função de observar e conduzir as ações mais próximas relativas aos estudantes, conhecendo suas ações e comportamentos e criando uma dinâmica mais fluida e funcional.

Monitoria: como beneficia os alunos?

Rodney Luzio, autor do Sistema Anglo de Ensino, explica que os estudantes podem, e devem, procurar um monitor  em momentos de resolução de questões simples relacionadas às dificuldades cotidianas apresentadas, como o funcionamento de alguma estrutura da instituição que ele pretende usar ou até como facilitador do uso de tal estrutura.

Segundo Rodney, o monitor funciona como um canal efetivo de comunicação entre os alunos, os professores e gestores da instituição. Para ele, talvez esse seja o maior benefício dessa função, e os profissionais devem ser vistos, principalmente pela escola, como educadores capacitados e relevantes à equipe. Quando isso ocorre, mais confiança nos monitores as crianças depositam, e melhor eles podem exercer seu trabalho.

Como aproveitar esse recurso?

A confiança mencionada por Rodney é fundamental para os monitores poderem conhecer os círculos sociais dos alunos, quais suas atividades, por onde circulam, do que gostam e não gostam.

Essa relação garante uma melhor convivência e socialização. Assim, também melhora a resolução de conflitos, seja entre diferentes alunos ou deles com a instituição e com os docentes.

O monitor é ideal para entender as necessidades de cada um, estando presente em todos os momentos, no pátio, na cantina, nos intervalos, e se mostrando presente para as necessidades dos estudantes.