Recursos digitais podem tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante para as novas gerações

Um dos principais desafios da educação no século XXI é garantir o engajamento dos estudantes nas aulas. Cada vez mais, as turmas apresentam um desinteresse por métodos exclusivamente expositivos, em que não participam de maneira ativa da obtenção de conhecimento.

Portanto, é fundamental que os professores busquem formas de diversificar a apresentação de conteúdos, propondo interações mais frequentes e conectadas com a atualidade. Com os avanços tecnológicos, existem muitos aplicativos gratuitos que podem ser implementados nas aulas. Confira duas indicações de Sebastian Fuentes, autor do Sistema Anglo de Ensino, para promover dinâmicas ativas de aprendizagem em sala:

Kahoot

O aplicativo, disponível para celular, tablet e para acesso via computador, propõe uma espécie de jogo entre a turma. Nele, o professor cria questões – que podem ser de múltipla escolha, “verdadeiro” ou “falso”, entre outras opções – para que os estudantes acessem em seus dispositivos, respondendo de forma individual. O desafio é acertar o máximo possível, e com rapidez também.

Sobre os efeitos positivos, Fuentes explica: “Isso faz com que os alunos sintam uma certa dinâmica diferenciada do dia a dia deles, para aprender e revisar uma matéria. Então, é uma prática que promove muito mais interação. Eles gostam bastante e se envolvem, porque é um jogo com um ranking, um vencedor e um segundo lugar”. O profissional completa que essa ferramenta é excelente para finalizar um conteúdo, ou preparar a classe para a prova.

Padlet

Outro aplicativo interessante, disponível tanto para celular quanto para computador, é o Padlet. Ele possibilita a criação coletiva de um mural. Logo, dependendo do conteúdo que está sendo lecionado, os estudantes podem adicionar itens naquele panorama. “Toda a sala de aula tem acesso a esse mural e vai conseguir ver a pesquisa de outros grupos, identificando como conseguiram aquela informação”, afirma o autor do Sistema Anglo.

Esse funcionamento é muito mais dinâmico, já que o estudante é responsável por divulgar a informação. Também abre espaço para discussões com os colegas, elaboração de relatórios ou até atividade de organização dos dados coletados. No geral, é interessante porque o professor acaba induzindo a turma a realizar um trabalho coletivo, fugindo das aulas expositivas, tradicionais no dia a dia escolar.