É papel da escola se certificar de que todos os estudantes se sintam bem, motivados e acolhidos naquele ambiente

A inclusão é fundamental na escola para todas as faixas etárias e momentos: intervalo, esportes, brincadeiras, aulas, dinâmicas em grupo e eventos. Para garantir que as turmas estão tendo uma convivência boa e participativa entre colegas, os educadores precisam promover condições iguais a todos os estudantes participarem das atividades.

Além disso, devem garantir que, em momentos de diversão, não exista nenhum aluno isolado, ou chateado por não poder participar de algo. Confira duas sugestões de leituras que ajudam o educador a se apropriar do tema “inclusão”, indicadas por Vanessa Gama, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino:

“O Poder da Vulnerabilidade”, de Brené Brown

“Neste livro, a autora discute a importância da conexão humana e como a vulnerabilidade pode ajudar a criar essa conexão e uma sensação de pertencimento”, explica Vanessa. Com a leitura, os profissionais compreendem a necessidade de garantir a presença de dinâmicas interativas e inclusivas na escola a todo momento – ou seja, é um trabalho contínuo.

Mundialmente renomada, Brené Brown também abordou esse recorte em palestras no formato TED Talk, disponíveis gratuitamente no YouTube, compartilhando seu estudo sobre a capacidade humana de sentir empatia.

“A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown

“Outro livro da autora, este título aborda a questão da vergonha e como ela pode impedir as pessoas de se conectarem e se sentirem parte de uma comunidade”, diz a especialista. No texto, a estadunidense enfatiza a importância de quebrar a barreira da timidez, aceitando a própria vulnerabilidade e traços que diferenciam a pessoa. Para os educadores, cabe um trabalho atencioso e intenso com aqueles estudantes que tendem a se afastar ou isolar dos colegas.

A obra alcançou o primeiro lugar na lista do The New York Times, e adquiriu uma repercussão global, auxiliando indivíduos a quebrarem a barreira da vergonha.