Um comportamento ativo, de protagonista, permite que o estudante forme memórias duradouras e desenvolva capacidades de análise e articulação – essenciais para a vida profissional

Ao falar de histórias, filmes e livros, associamos a palavra “protagonismo” imediatamente ao personagem principal – quem mais aparece e é mais importante. Afunilando essa noção, o dicionário Michaelis define “protagonista” como o “participante ativo ou de destaque em um acontecimento”.

Aplicado no nosso cotidiano, o conceito pode – e deve – ser trazido às escolas, tomando o estudante como o centro do próprio aprendizado, abandonando a função de apenas observar. Assim, ele será capaz de organizar melhor sua rotina, compreender, de fato, os conteúdos e conquistar objetivos. É importante destacar que, para atingir esse quadro, o incentivo dos professores é indispensável.

Como o professor pode ajudar o estudante a alcançar seu protagonismo

Para incentivar os jovens, o educador deve promover uma conscientização dos benefícios da atitude de protagonista na vida acadêmica, mostrando como essa forma de estudo gera uma aprendizagem mais profunda.

Além disso, é preciso fornecer instruções e vivências que trazem novas metodologias de estudo, motivando a autonomia do estudante. Ao variar as estratégias de ensino, o professor garante que a classe será exposta a diversas formas de aprendizagem. Testando diferentes abordagens, o indivíduo poderá, por fim, definir quais ferramentas e processos mais combinam com sua personalidade e rotina.

Vantagens de incentivar o protagonismo

1- Garantir habilidades pela prática

Habilidades mais complexas só são aprendidas, verdadeiramente, quando colocadas em ação. Ações como relacionar, comparar, analisar, explicar e articular são alguns exemplos do que precisa ser praticado pelo estudante.

“Um estudo passivo, no qual apenas se observa o professor realizando as dinâmicas, não garante que o estudante também será capaz de realizá-las”, explica Gabriel Antonini, autor do Sistema Anglo de Ensino.

2- Formar conexões e memórias mais duradouras

Distanciando-se do sistema de decorar o conteúdo apenas para uma prova, ou de enxergar as notas como um objetivo final e único, métodos mais ativos de estudo alteram positivamente o aprendizado. A elaboração de mapas mentais ou mapas conceituais, por exemplo, gera produtos que podem ser utilizados novamente em estudos futuros. Ocorre, ainda, um engajamento maior do estudante, e esse quadro permite conexões e memórias mais duradouras.

3- Organizar conceitos aprendidos e desenvolver habilidades sociais

Algumas formas de aprendizagem nas quais o aluno é protagonista, como debates ou grupos de estudo, funcionam como um meio de organizar os conceitos aprendidos. Além disso, possibilitam o desenvolvimento da oralidade e outras habilidades sociais.

O impacto no futuro do estudante

“Com a facilitação do acesso à informação, cada vez mais se faz necessária não somente a obtenção de conhecimentos e informações, mas a capacidade de articular essas informações para resolver problemas complexos”, explica Antonini. Ao ser exercido com constância, o protagonismo abre um caminho de oportunidades para o estudante, que será guiado pela confiança, agilidade e proatividade construídas no processo. Hoje, ter esse tipo de comportamento é essencial, já que, por meio dele, o indivíduo constrói resiliência e bem-estar, além de ganhar competências de destaque no mercado profissional.