Paula Pimenta, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) do Curso Anglo dá dicas para os estudantes que estão passando por essa mudança

Depois de muitos anos se dedicando para a escola, chega uma nova fase para os estudantes: a faculdade. Por mais que esse momento tenha sido sonhado por muitos, é normal sentir medo ou ansiedade diante do novo desafio. Afinal, é algo totalmente novo, que nunca viveram antes.

Para os estudantes que estão ingressando na faculdade, existem algumas dicas:

1- Saiba que é normal estranhar o novo ciclo

“O jovem precisa estar ciente que toda mudança promove um estranhamento, pois se depara com o desconhecido, aquilo que estava apenas como uma ideia é confrontado com a realidade. Por mais bem informado que a/o jovem possa estar deste novo ambiente que ele passará a frequentar, a sua experiência irá mostrar pontos de coincidência com o que havia imaginado e pontos totalmente discordantes”, afirma Paula Pimenta, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) do Curso Anglo.

Esse estranhamento pode se atrelar a sentimentos como medo, frustrações, incertezas e inseguranças — com os quais o jovem deve aprender a lidar. Felizmente, também trará muitos sentimentos de alegria e realização.

2- Esteja aberto ao novo

“O mais importante é o jovem estar aberto a essas novas experiências, sejam elas dentro do que a/o jovem esperava ou não. Pois, mesmo a faculdade não atendendo todas as fantasias que criamos sobre ela, ainda podemos achar um universo de possibilidades que nem imaginávamos, o que possibilitará criar uma trajetória única”, diz Paula Pimenta.

3- Lembre-se que não está sozinho

Por fim, vale lembrar que o universitário não precisa ficar sozinho com os seus sentimentos “negativos”. Estar aberto ao novo também significa buscar interlocuções e diálogos que possam clarear suas ideias, com amigos, familiares ou profissionais, para promover uma experiência positiva na faculdade.