Saiba mais sobre a função dos simulados para os vestibulandos e como utilizá-los para criar melhores estratégias de estudo

Os simulados são parte importante da preparação de um aluno para o vestibular, principalmente porque a prova em si não deve ser seu primeiro contato com aquele material. Heitor Ribeiro, autor do Sistema Anglo de Ensino, defende a importância passar por simulações anteriores, justamente para conhecer o tempo da prova, o perfil das questões, e poder experimentar como é resolver as questões naquele formato e com as habilidades específicas que serão cobradas.

“O simulado possui duas funções: a primeira seria o aluno entender como está se saindo em relação à prova, o quanto está acertando, qual a sua experiência naquele ambiente. A segunda função seria para o desenvolvimento de estratégia de prova: entender o que funciona e não funciona, por quais matérias terminar e começar a prova, quais matérias são mais fáceis e quais levam mais tempo para raciocínio e interpretação.” explica Heitor.

Como criar uma estratégia para o vestibular?

Por mais que alguns alunos gostem de refazer as edições anteriores dos vestibulares de modo “parcelado”, focando apenas em uma matéria ou área de conhecimento, também é interessante treinar para a prova com o tempo que é proposto. Digamos que um vestibular deva ser concluído em até cinco horas; é importante que o aluno tente se manter nesse tempo para completar a prova. Isso torna a preparação mais real e permite que ele se teste, entendendo como funciona passar cinco horas sentado, resolvendo questões sem parar.

Isso também serve para evitar uma aleatoriedade na hora de resolver os exercícios. Dentro da estratégia de resolução do vestibular, decidir por quais questões irá começar e terminar a prova, quais áreas precisam de mais atenção e tempo e quais podem ser rapidamente resolvidas dentro das horas propostas. Heitor não recomenda começar pelas questões que apresentam maior dificuldade ao vestibulando. “Você acaba perdendo um bom tempo logo no início do exame, e isso pode resultar em um mau desempenho. O aluno que pula as questões mais difíceis e deixa para voltar nelas no final garante um melhor controle do seu tempo.”

Parte da estratégia de preparação dos vestibulares também envolve a correção dos simulados, tanto para entender quais conteúdos precisam de revisão, como para compreender quais outros fatores da prova, como tempo, falta de atenção e dificuldade de interpretação contribuíram para a resposta errada. Os simulados devem ser usados para orientar o estudo do aluno, e ele deve agendar um momento dentro de sua rotina de estudos para lidar com esses erros, revisar as questões e construir um caderno de erros de simulado.

“Isso é uma coisa muito enriquecedora, e acho que vale muito a pena: ter um caderno de erros do simulado. Acaba sendo uma forma do aluno construir um bom material para ele revisar.” Esse material é único do aluno, com suas próprias dificuldades e que constrói um diagnóstico do desempenho dele, identificando os pontos fracos que podem ser trabalhados em outros simulados antes da prova real.