A presença dos pais na escola, acompanhando as atividades do filho, é essencial para a formação da criança ou adolescente
O processo de educar crianças e adolescentes é potencializado quando a escola e os pais trabalham em sintonia. Pensando nisso, a presença da família no colégio — seja em um evento especial, numa reunião com a coordenação ou em comitês e projetos — influencia positivamente o desempenho do estudante.
Além das vantagens pedagógicas, esse apoio pode fortalecer laços familiares. A longo prazo, a criança ou adolescente tende a ser menos inseguro e mais persistente em relação a seus objetivos.
Por que os pais devem estar engajados com a escola dos filhos?
“Estar presente em eventos, festas, apresentações e reuniões de pais, sejam as coletivas e/ou as individuais, dão segurança afetiva ao aluno, que se sente acompanhado, amparado, apoiado e incentivado nos estudos e no âmbito interativo social do seu desenvolvimento”, explica Débora Hoffmann, assessora pedagógica do Curso Anglo.
Esse apoio dos pais estimula o estudante a continuar engajado nas atividades escolares, dando o melhor de si. Além disso, é proporcionada uma estabilidade e confiança para a criança, pois percebe que o lar e a escola não são ambientes isolados e a família está disponível emocionalmente para as duas esferas.
A importância do contato entre a escola e os pais
As consequências do engajamento dos pais vão além do cenário familiar, incluindo a própria escola. Ao terem mais contato com os responsáveis pelo estudante, os profissionais estabelecem um espaço importante de diálogo, em que podem compartilhar pontos, ouvir e, por fim, promover ajustes.
“Para a escola, a presença dos pais é essencial pois a educação é um ato coletivo e uma parceria duradoura que necessita ser abastecida com confiança, credibilidade e transparência nos processos e encaminhamentos, promovendo assim uma linguagem comum entre família e escola”, destaca Débora.