Acostumar-se com algo novo leva tempo, e exigirá apoio e paciência por parte dos pais

Para muitas famílias, o salto da infância para a conclusão do Ensino Médio pode parecer que aconteceu mais rápido do que imaginavam. E, nessa fase, os estudantes, agora com mais independência, partem para uma nova aventura: a faculdade.

Essa transição para a vida universitária pode assustar alguns jovens, justamente por estarem distantes dos amigos, profissionais e ambiente que já conhecem. Por isso, o apoio dos pais será fundamental, possibilitando que os filhos encarem a vida universitária com empolgação e segurança emocional.

Dicas para os pais

Os pais conseguem ajudar quando fazem um acompanhamento próximo ao filho. Para isso, Paula Pimenta, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP), dá algumas dicas:

  • Auxiliar o filho a compreender como funciona este novo ambiente;
  • Acolhê-lo em seus sentimentos;
  • Ajudá-lo a encontrar soluções para possíveis obstáculos;
  • Respeitar o espaço do jovem;
  • Incentivá-lo a resolver as questões que surgirem no caminho com certa autonomia.

“Os pais podem – e devem – ser suporte para as possíveis angústias e problemas, mas é importante que fiquem como apoio e que os estudantes resolvam os problemas por si mesmos. Também é importante que os pais tenham paciência e ajam com ponderação com esta nova mudança, afinal, conhecer algo novo leva tempo”, ressalta Paula.