Conheça as atribuições desse profissional, que trabalha para a excelência acadêmica da instituição e dos alunos

Muitas escolas têm coordenadores de área. Mas qual é o perfil e o que fazem esses profissionais? Em geral, são professores com mais experiência profissional e acadêmica, que cumprem um papel de liderança junto à coordenação geral e à direção, de forma a atender melhor às demandas de determinada disciplina ou setor do conhecimento.

Esses profissionais contribuem para a excelência acadêmica da instituição e são de grande importância tanto para o corpo docente quanto para o discente. Rodney Luzio, autor do Sistema Anglo de Ensino, comenta sobre as responsabilidades e a relevância dessa função na integração curricular e no desenvolvimento pedagógico.

O papel dos coordenadores de área

De acordo com Rodney, os coordenadores de área representam a liderança e referência de cada componente curricular dentro da estrutura escolar. “Eles exercem a posição de um maestro diante de uma orquestra”, compara o professor. “Com um time de craques, cada um com a sua especialidade, cabe ao coordenador de área, a partir de uma visão panorâmica, alinhar as ações que os professores executarão junto aos alunos ou em equipe.”

Ou seja, essas pessoas, devido à sua capacitação, têm novas funções além de sua ocupação inicial como docentes, mas sem perder sua essência de educadores. Algumas de suas atribuições são:

  • Monitorar as atividades dos demais professores na área do conhecimento ao qual está encarregado;
  • Organizar eventos e projetos pedagógicos, como feira de ciências, dessas disciplinas;
  • Participar de reuniões de coordenação;
  • Acompanhar os alunos de forma mais próxima em situações específicas;
  • Certificar-se de que as atividades previstas e o currículo de determinada disciplina estão sendo cumpridos.

A importância desses profissionais

Luzio comenta que, a partir das necessidades e especificidades de cada setor e das ações entre as equipes, a coordenação de área zela por manter a linha mestra da estrutura desenhada no projeto pedagógico da instituição. Isso demanda um conhecimento profundo das disciplinas específicas e também a capacidade de enxergar o todo.

“A correção de rotas, o pleno desenvolvimento das competências e habilidades planejadas nas aulas e, consequentemente, nas avaliações fazem com que os coordenadores de área contribuam para a excelência acadêmica dos alunos”, afirma o autor do Sistema Anglo. 

Além disso, é importante que esse profissional saiba escutar as necessidades e demandas de cada um que compõe o corpo escolar, o que necessita de empatia e capacidade de observar novas perspectivas. “Quanto mais próximo dos alunos e dos professores estiver o coordenador de área, sondando, observando, agindo, interferindo e lapidando as arestas, mais efetivo será o processo em questão”, conclui Rodney.