Confira orientações práticas para maximizar o desempenho acadêmico durante os períodos de avaliação

É comum os estudantes relatarem que, apesar de terem estudado bastante, foram mal nas provas que realizaram. Nesses momentos, é preciso se questionar quando ocorreu esse estudo e se ele foi feito na véspera ou muito próximo da data da prova.

“Essa prática, para dar certo, tem que contar com a sorte de cair o que o aluno conseguiu estudar em pouco tempo”, diz Rodney Luzio, professor, autor e coordenador do Anglo Vestibulares. Segundo ele, ter ritmo de estudo constante ao longo do período, aliado a uma estratégia que foque nos pontos sensíveis de cada aluno, costuma ser o melhor caminho.

“A preparação para os períodos de provas requer um planejamento que esteja ancorado numa estratégia que enxergue o ato de aprender como um processo”, afirma.

Estratégias para estudar de forma assertiva

Rodney considera que o período de avaliação deveria ser o momento de ajustes finais da estratégia estabelecida no início dos estudos e lapidada durante o processo. “Uma dica valiosa é sempre reavaliar a rota a partir de elementos quantificadores, como tarefas, olimpíadas de conhecimento e simulados realizados.

Uma outra ação que potencializa esse processo é variar a forma de estudar. Ele dá alguns exemplos:

  • alternar a ordem das matérias;
  • modular o tempo gasto com cada assunto;
  • misturar a leitura de pontos básicos (via resumos);
  • intensificar a prática na realização de baterias de exercícios contextualizados.

“Realizar revisões espaçadas também mostram as correções de rotas, sempre necessárias”, acrescenta.

Importância de cuidar da saúde mental 

Manter o equilíbrio mental é outro aspecto importante na preparação, pois ajuda o estudante a ter concentração e tranquilidade para resolver as provas, favorecendo o seu desempenho.

Para isso, o aluno precisa, antes de tudo, conhecer-se. “Identificar suas potencialidades e pontos sensíveis ajuda a esboçar os caminhos para se manter seguro diante das situações inesperadas que, certamente, ocorrerão durante o processo de avaliação”, aponta Rodney.

O professor também recomenda ter “válvulas de escape” para manter o equilíbrio. “Fazer exercícios físicos, namorar, ir ao cinema, sair com os amigos auxiliam muito nesse momento. Mas é preciso fazer tudo isso com moderação.”

Veja também: