Disciplinas eletivas e projetos feitos fora da sala de aula são excelentes formas para os estudantes exercerem o seu protagonismo

Na escola, os educadores podem incentivar os estudantes a atuarem em projetos que vão além das aulas tradicionais, propiciando o desenvolvimento de outras habilidades. Na maioria dessas dinâmicas, os estudantes podem exercer o seu protagonismo por meio ações práticas.

Confira algumas dessas oportunidades, explicadas por Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo de Ensino:

  • Grupos de estudos

Quando se juntam para estudar um conteúdo, os alunos, naturalmente, podem auxiliar os colegas ou dar explicações para o grupo, aplicando oralmente o seu aprendizado.

  • Empoderamento do grêmio estudantil

O grêmio estudantil incentiva a capacidade de liderança dos alunos, que devem organizar ações dentro da escola.

  • Projetos sociais que ajudam a comunidade

Para ajudar a comunidade local, os estudantes podem promover projetos sociais, como aulas de reforço escolar para alunos de baixa renda, ou uma preparação gratuita para olimpíadas e concursos.

  • Produção de conteúdo

Em algumas disciplinas eletivas, os estudantes são estimulados a fazer a produção de conteúdo para mídias sociais. Um formato interessante a ser trabalhado é o dos podcasts, em que os alunos apresentam oralmente um tema, exercendo a sua habilidade de comunicação, expressão e interpretação.

  • FabLab

Outra oportunidade que existe no Anglo é o FabLab, que trabalha principalmente com a robótica. Na disciplina eletiva, os estudantes trabalham com o raciocínio lógico, a tecnologia e a projeção do pensamento.

  • Simulações da Organização das Nações Unidas (ONU)

Na disciplina eletiva de Gamificação Política, os estudantes participam de simulações no modelo da ONU. Nelas, eles desenvolvem a retórica e atuam realmente como se fossem diplomatas, discutindo algumas das questões mais importantes para o mundo.

Em todas essas atividades, incentivadas e promovidas pela escola, os estudantes podem assumir papéis de liderança, estabelecendo habilidades cruciais para a vida adulta.