Harley Sato, autor do Sistema Anglo de Ensino, reflete sobre a importância da devolutiva das avaliações

A devolutiva das provas é essencial para o aprendizado dos alunos, haja uma aula inteira destinada para isso ou não. Uma avaliação, além de determinar se o estudante é aprovado de ano, deve ser vista como um instrumento para investigar possíveis dificuldades acadêmicas.

A partir dessa ótica, o professor deve fazer uma devolutiva qualificada, que pode ser global (para a sala inteira) ou individual. Com isso, o profissional conseguirá planejar aulas que estejam de acordo com as necessidades reais dos estudantes. Confira alguns pontos importantes que podem guiar esses momentos:

1 – Dar um feedback individual

Nas provas dissertativas, Harley Sato, autor do Sistema Anglo, destaca a oportunidade de analisar especificamente o desempenho daquele aluno e fornecer um feedback personalizado.

2 – Identificar padrões de erro da turma

Caso o professor não tenha tempo de fazer devolutivas individuais a partir da prova dissertativa, ele pode notar padrões de erro nas respostas dos estudantes como um todo e comentar sobre eles em sala de aula.

3 – Propor trabalhos em grupo

A partir das respostas vistas na prova, o professor pode dividir os alunos de acordo com os seus padrões de erro (sem revelar isso à turma), mesclando quem acertou e quem não compreendeu totalmente determinado conteúdo. Assim, os diferentes perfis de estudante conversarão e revisarão, juntos, a matéria.

“Uma coisa bacana é que isso é muito dinâmico. Os alunos que, depois de uma prova, estão ensinando são os mesmos que, em uma próxima, podem estar aprendendo”, finaliza Harley.