Orientação educacional, suporte psicopedagógico, programas de tutoria e de orientação profissional contribuem para o bem-estar e sucesso dos estudantes

O período de estudos para o vestibular e a escolha de uma carreira podem ser bastante desafiadores e estressantes para os estudantes. Por isso, os programas de apoio são essenciais para acolher e auxiliar os jovens a lidarem com as demandas, preocupações e dificuldades que surgem no processo de aprendizagem e na preparação para os vestibulares. 

O Curso Anglo, por exemplo, possui diversos serviços de suporte estratégico e apoio oferecido aos alunos, como a orientação de estudos e programas de apoio emocional. “As tutorias podem ser feitas individualmente ou em grupo, e o estudante pode escolher como e com qual tutor ele quer participar”, explica Maria Nicastro, coordenadora de atendimento do Anglo Vestibulares. “As tutorias em grupo também são excelentes, pois os alunos podem compartilhar experiências.” 

De acordo com ela, os tutores, com base em simulados e conversas com os alunos, são responsáveis por fazer a mentoria e as orientações de carreira e de universidade em que o aluno prestará o vestibular. “Nas orientações individuais, o aluno escolhe um coordenador da unidade presencial ou online para a organização dos estudos”, ressalta. “Eles têm autonomia para optar por um serviço específico ou participar de todos eles.” 

Serviço de Atendimento Psicológico 

Todos os programas de suporte oferecidos pelo Anglo possuem a sua relevância, mas a coordenadora destaca a importância do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP). Nele, o estudante possui um espaço de acolhimento e escuta e recebe orientação de estudos e carreira, tendo todo o suporte emocional que necessita nessa fase tão importante.  

Maria conta que os atendimentos individuais das tutorias e do SAP são realizados com hora marcada, constituindo um trabalho exclusivo, aluno a aluno. “A coordenação pedagógica está todos os dias na unidade, com as portas abertas para conversar ou tirar dúvidas dos alunos e de seus responsáveis”, afirma. “Todos esses programas são de extrema importância para o progresso acadêmico e pessoal dos estudantes, pois as avaliações, conversas e acolhimento dão segurança para o aluno construir caminhos até o dia da prova”, completa.