É fundamental que o estudante separe um local exclusivo para as tarefas escolares

Um fator que pode influenciar muito o momento de estudos, de forma positiva ou negativa, é o ambiente em que o estudante está inserido. Locais com muito barulho ou interferências externas, por exemplo, podem interromper o raciocínio no meio de um exercício, exigindo, às vezes, que ele seja retomado do início.

Se o estudante optar por realizar as tarefas em casa, em vez da escola ou do cursinho, é fundamental que tenha um ambiente separado apenas para essa função. Para isso, ele pode pedir a compreensão da família e ir atrás de dicas de amigos ou profissionais para se certificar que está montando um cenário favorável ao seu rendimento.

“Basicamente, é preciso entender que aquele é um lugar de trabalho, como se fosse um escritório”, diz Madson Molina, autor do Sistema Anglo. O profissional separou alguns pontos essenciais para montar um bom ambiente de estudos. Confira:

  • Mantenha o local limpo e organizado

O primeiro passo é básico: manter o ambiente sempre limpo e organizado, apto a receber todos os materiais necessários para estudar.

  • Ambiente exclusivo para estudos

Um ponto de atenção é que o local de estudos deve ser destinado apenas para isso. Estudar na sala, por exemplo, pode atrapalhar o foco do estudante, que se sentirá tentado a ligar a televisão e assistir algo. O mesmo acontece no quarto, já que é um cenário em que ele também realiza atividades de lazer. Nesse contexto, priorize um espaço (não precisa ser um cômodo inteiro) exclusivo para estudar, reservado e longe de barulhos ou muitas intervenções dos familiares.

  • Iluminação e móveis adequados

“Precisa ter uma iluminação adequada, além de uma cadeira ergonômica – um ponto importante, que leva em consideração o grande tempo que o estudante vai permanecer sentado”, finaliza Molina.