A superação de desafios fortalece a resiliência, desenvolve novas habilidades e aumenta a autoconfiança

Os desafios, por mais difíceis que pareçam, podem ser transformados em oportunidades de aprendizado. Com isso, desenvolver uma mentalidade de crescimento é essencial para que os filhos se tornem adultos conscientes, responsáveis e solucionadores de problemas. 

Camila Vitti de Barros, coordenadora pedagógica do Anglo Piracicaba, unidade Portal do Engenho, defende que encarar as situações como “desafios” é essencial para o sucesso. Ela afirma que ao classificá-las como “problemas”, o desanimo e as lamentações podem facilmente tomar conta do cenário, fazendo com que ele se agrave. No entanto, ao enxergar as mesmas circunstâncias como “desafios”, a perspectiva muda, e o foco passa a ser a busca de soluções, transformando as atitudes e abrindo caminho para resultados positivos

No contexto escolar, por exemplo, é comum haver matérias em que os alunos têm mais dificuldades. “Se os estudantes encararem essas disciplinas como um ‘problema’, é possível que se crie uma barreira, e as lacunas e travas no aprendizado só aumentem”, considera a diretora. “Em contraste, a mentalidade de crescimento, nessa situação específica, traz motivação e faz com que a criança ou o adolescente se esforce para superar esse desafio.” 

Segundo ela, para que os pais consigam mudar a percepção dos filhos de forma positiva, primeiro eles mesmos precisam encarar os desafios dessa forma. “Somente assim eles poderão repassar essas habilidades e ajudá-los a desenvolver mecanismos de superação”, destaca. 

Dicas para estimular a mentalidade de crescimento nos filhos 

Camila sugere algumas estratégias e práticas para ajudar os pais a promoverem a mentalidade de crescimento em casa. Confira a seguir: 

  • Elogie o esforço, não apenas o resultado: em vez de elogiar seus filhos por notas altas ou vitórias, reconheça e comemore a dedicação que eles demonstram em suas atividades. 
  • Crie um ambiente seguro: as crianças precisam de um ambiente acolhedor onde se sintam livres para experimentar coisas novas, cometer erros e aprender com eles. 
  • Ensine as crianças a lidarem com a frustração: esse sentimento é parte natural do aprendizado. Ensine seus filhos a identificarem seus sentimentos, desenvolverem estratégias para lidar com a frustração de forma saudável e persistirem diante dos desafios. 
  • Mostre que você também aprende com seus próprios erros: compartilhe erros e experiencias de aprendizado com eles. Isso demonstra que todos cometem falhas e que o importante é aprender com elas e continuar crescendo. 
  • Ofereça feedback construtivo: em vez de críticas negativas, ajude-os a identificarem seus pontos fortes e áreas de melhoria. 
  • Incentive a autonomia: dê a eles oportunidades para lidar com responsabilidades, tomar decisões e aprender com as consequências. 

“Ao implementar essas estratégias, os pais podem ajudar seus filhos a desenvolverem uma mentalidade de crescimento, base para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal”, finaliza a diretora.