Participar ativamente e tirar dúvidas é importante para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes 

A capacidade de aproveitar ao máximo as aulas é um dos fatores que levam ao sucesso acadêmico. Seja na escola ou na faculdade, a atenção e o engajamento dos alunos são essenciais para a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades

Harley Sato, professor de física do Anglo, enfatiza a importância de os estudantes reconhecerem que a aprendizagem é sempre um processo de participação ativa. “Uma coisa é o aluno ficar totalmente distraído, pensando em assuntos que não tem a ver com a aula, e outra é prestar atenção ao que o professor diz, isso em si já é um ato ativo, uma escolha.” 

Outro ponto salientado por ele é a necessidade de os alunos tentarem esclarecer todas as dúvidas que surgem. E ao fazerem seus questionamentos, é importante fornecer o máximo de detalhes possíveis, evitando expressões genéricas como “não entendi nada”. Embora a pessoa possa sentir que não compreendeu grande parte do conteúdo, é pouco comum não entender absolutamente nada. 

Além disso, se um aluno afirmar que não entendeu nada, o professor terá que explicar todo o conteúdo novamente, e é improvável que a repetição resulte em uma compreensão diferente. “É importante que os estudantes estejam conscientes de suas dúvidas para que o professor possa oferecer o auxílio adequado”, aponta Harley. 

Segundo ele, há uma espécie de pacto de colaboração e participação entre aluno e professor. “Quanto mais o aluno participa e busca esclarecer suas dúvidas, mais o professor se familiariza com a turma, o que aprimora a qualidade da aula e aumenta as oportunidades de aprendizagem.” 

5 estratégias para aproveitar ao máximo as aulas 

O professor Harley dá cinco dicas e comenta cada uma: 

  • Seja proativo: você pode se preparar para as aulas revisando o material da aula anterior e fazendo anotações sobre o que deseja entender melhor. Estar engajado desde o início ajuda a absorver o novo conteúdo com mais facilidade. 
  • Participe ativamente: faça perguntas, compartilhe ideias e opiniões e contribua com as discussões em classe. Isso o mantém envolvido, além de ajudar a consolidar o entendimento. 
  • Esclareça dúvidas: não espere até que elas se acumulem. Assim que surgirem, busque esclarecimentos com os professores ou colegas. Quanto mais cedo você resolver as próprias dúvidas, mais fácil será acompanhar o ritmo das aulas.  
  • Evite conversas paralelas: conversar durante as aulas desvia a atenção e atrapalha o aprendizado. 
  • Faça anotações: fazer anotações ajuda a manter a concentração na aula e, além disso, elas podem ser utilizadas como material de estudo posteriormente. 
Como a escola pode incentivar a participação dos alunos 

Segundo o professor, a responsabilidade por garantir um melhor aproveitamento da aula não recai apenas sobre o estudante, mas também sobre toda a instituição escolar, incluindo professores, coordenadores e gestão. Harley explica que a participação e a busca por esclarecimentos só ocorrem quando os alunos se sentem num ambiente acolhedor. “É preciso ir além de falar sobre a necessidade de participação, é necessário estimulá-los.” 

Quanto aos estudantes desinteressados ou tímidos, cabe à escola questionar-se e compreender as possíveis razões por trás disso, como experiências negativas, a exemplo de ridicularizações ou bullying. “A escola deve descobrir as causas ou pensar em hipóteses sobre a falta de participação dos alunos e, a partir disso, desenvolver estratégias para envolvê-los nas atividades escolares”, finaliza.