para nossa comunidade

Como se preparar para o vestibular do ITA

O vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é conhecido por ser um dos mais concorridos do país. Na edição de 2025, 9.781 estudantes disputaram 180 vagas, resultando em 54,3 candidatos por vaga. 

Thiago Dutra, autor de Matemática do Sistema Anglo de Ensino e professor do Curso e Colégio Anglo São Paulo, diz que a prova do ITA é uma avaliação bem específica e muito técnica, que exige bastante dos candidatos. “Ela também é bem formal, talvez seja um dos vestibulares mais formais e técnicos que temos no Brasil. São questões que não têm uma contextualização. Em Matemática, por exemplo, elas exigem bastante teoria, o que leva muitos alunos a considerar a prova difícil.”  

Além da abordagem, também chama a atenção a profundidade com que os conteúdos são cobrados. “Eles são solicitados de uma forma mais desafiadora. E isso realmente torna a prova bem diferente do que os alunos estão esperando e do que eles vivenciam na realidade do ensino médio”, aponta. Neste post, vamos explorar o perfil do ITA, como funciona o vestibular e como se preparar para ele. Confira! 

O que é o ITA 

O ITA, localizado em São José dos Campos (SP), é uma instituição de ensino superior pública ligada ao Comando da Aeronáutica brasileira. Fundado em 1950 e especializado em ciência e tecnologia no setor aeroespacial, é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. 

Os cursos de graduação oferecidos são:  

  • Engenharia Aeroespacial 
  • Engenharia Aeronáutica 
  • Engenharia Civil-Aeronáutica 
  • Engenharia de Computação 
  • Engenharia Eletrônica 
  • Engenharia de Energia 
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica 
  • Engenharia de Sistemas 

Todos têm duração de cinco anos. Os dois primeiros (curso fundamental) são comuns a todos os alunos, e os três últimos (curso profissional) variam de acordo com cada engenharia. Os alunos de graduação do ITA recebem gratuitamente, durante todo o curso, ensino e alimentação, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus.  

No final do 1º ano da graduação, os estudantes fazem a opção entre militar da ativa e militar da reserva (aluno não optante à carreira militar). No final do 2º ano, são definidas as especialidades de todos os alunos. Os classificados como militares da ativa são promovidos a aspirante a oficial no início do 3º ano e, ao se formarem, são promovidos a 1º tenente e ingressam no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica. 

Como é o vestibular do ITA 

O processo seletivo para ingresso no ITA é composto de três etapas:  

  • 1ª fase: exame com 48 questões objetivas, sendo 12 de cada disciplina — Física, Inglês, Matemática e Química; 
  •  2ª fase: exame com questões discursivas de Matemática, Física, Química e Português, além de redação (gênero dissertativo-argumentativo);  
  •  3ª fase: inspeção de saúde para comprovar condições psicofísicas para matrícula no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). 

Além disso, para participar, o candidato deve ser brasileiro nato e ter no máximo 23 anos até 31 de dezembro do ano corrente.  

A 1a fase da prova corresponde a 20% da média final do candidato. Na 2a fase, cada um dos quatro dias de exame também equivale a um quinto da nota final. 

banner de captação

Como se preparar para o ITA 

Durante a preparação, segundo Thiago, o grande segredo é olhar as provas de edições anteriores. O ITA as disponibiliza gratuitamente em seu site. Assim, a partir dessas provas, o candidato pode ter uma noção bem próxima de como é a abordagem dos assuntos nos exames, permitindo que ele veja os temas que mais domina e os pontos em que precisa focar. “Isso é importante porque evita de o aluno ter um choque de realidade. Às vezes, ele olha só o edital e o assunto, mas é preciso entender o grau de dificuldade e o tipo de abordagem que, no caso do ITA, é bem particular. As provas anteriores vão ajudar a entender na prática como é que as coisas acontecem”, destaca o professor. 

Ele comenta que alguns assuntos são clássicos na prova do ITA e, portanto, merecem atenção. Em Matemática, por exemplo, ele cita teoria dos conjuntos, funções, trigonometria e números complexos. “Há temas que são cada vez mais específicos desse tipo de vestibular. Por exemplo, a parte de matrizes e determinantes, é algo que muitos processos seletivos, como a Fuvest e o Enem, praticamente já tiraram do programa. Mas o ITA cobra bastante coisa sobre isso, inclusive, de forma bem aprofundada.”  

Thiago também sugere pegar questões de outras provas, com abordagem semelhante, para treinar os conteúdos. Por exemplo, provas mais técnicas de Matemática, que não têm tanta contextualização, como as da segunda fase da Fuvest ou da Unicamp ou, ainda, de outras instituições militares, como o Instituto Militar de Engenharia (IME). 

Datas do vestibular do ITA 2026: 

  • Solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição: de 23/4 a 19/5/2025 
  • Divulgação dos resultados das solicitações de isenção: 30/5/2025 
  • Inscrições: 2/6 a 11/7/2025 
  • 1ª fase: 5/10/2025 (13h-18h) 
  • 2ª fase: 28 a 31/10/2025 (13h-17h) 

 

Quer se preparar para o vestibular do ITA com quem mais entende de vestibular? Então conheça o Sistema Anglo de Ensino, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando, pioneirismo, tradição e inovação. Experimente o sistema que mais aprova nas melhores universidades do país!

 

Veja também: 

Voltar