para nossa comunidade

Técnica de Feynman: como estudar com o método

A técnica de Feynman é um método de estudo criado pelo físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988), um dos vencedores do Prêmio Nobel de Física em 1965. A estratégia consiste em simplificar e explicar conceitos complexos como se estivesse ensinando a outra pessoa, ou mesmo a uma criança, e pode ser aplicada na preparação para o Enem e os vestibulares. 

Ao contrário da chamada “decoreba” ou mesmo da memorização, em que, muitas vezes, o estudante não compreende o que está lendo e o conhecimento tende a se perder em pouco tempo, a técnica de Feynman foca em compreender o conteúdo de forma profunda e reter o conhecimento de maneira efetiva. Isso porque, segundo o físico, só é possível explicar algo de forma simples se o entendimento foi completo. 

Richard Feynman, além de suas contribuições para a eletrodinâmica quântica e teoria quântica de campos, era conhecido por suas habilidades de ensino e capacidade de explicação. Sua técnica de estudos segue até hoje influenciando estudantes e acadêmicos em todo o mundo – o empresário Elon Musk, por exemplo, já declarou usar o método. Neste post, vamos explorar no que consiste a técnica de Feynman, como ela funciona e quais as suas vantagens.  

O que é a técnica de Feynman 

A técnica de Feynman é um método de aprendizado em quatro etapas criada pelo físico norte-americano e Prêmio Nobel Richard Feynman, conhecido por sua capacidade de explicar conceitos complexos de forma simples. A técnica ajuda a compreender e memorizar conteúdos, mesmo os mais difíceis e complexos, de forma simples e eficaz.  

O método considera que, ao realizar os processos mentais para explicar determinado assunto, como se estivesse ensinando a uma criança, a pessoa é forçada a compreendê-lo profundamente. E, ao mesmo tempo, simplificar e organizar essas ideias para poder passá-las de uma forma clara, direta e coerente. Isso obriga a entender de verdade o tópico e não apenas decorá-lo, pois quando alguém consegue ensinar algo de forma simples, é sinal de que realmente aprendeu. 

banner indique uma escola

Como funciona a técnica de Feynman 

De acordo com Feynman, o segredo para dominar qualquer assunto complexo é aprender verdadeiramente sobre ele a ponto de conseguir explicá-lo para outra pessoa. Esse processo se estrutura em quatro etapas: 

1. Defina o conceito ou tema a ser estudado 

Uma vez que você já tem claro o assunto que deseja estudar, escreva-o no topo de uma folha de papel ou arquivo digital. Em seguida, divida o assunto em partes menores, que podem ser conceitos sobre o tema. Mostre visualmente (com flechinhas, por exemplo) como eles se relacionam e registre tudo o que sabe sobre esses tópicos. 

Identifique também os pontos que não domina, busque esses conhecimentos e complete as anotações. Imagine que será um material para apoiar uma apresentação. Tente usar linguagem clara para ajudar no entendimento. 

2. Explique com suas palavras  

Ensine ou simule ensinar, falando em voz alta, como se estivesse explicando para uma criança ou alguém que não conhece o assunto. Use palavras que sejam fáceis de entender e evite termos técnicos. Uma dica é fazer isso em grupo, ou seja, colegas de classe podem se revezar nas explicações. 

3. Identifique pontos de dificuldade 

A partir do exercício de ensinar outra pessoa, você pode perceber lacunas na sua própria explicação. Por exemplo, quando você “trava” por seu conhecimento não ser tão claro ou sólido. Revisite esses pontos e volte às fontes de informação e materiais de estudo, como livros didáticos e vídeos, até conseguir dominar plenamente o assunto. Também vale pedir feedback para as pessoas que assistiram às explicações, o que pode trazer novos insights. 

4. Revise, organize e simplifique 

Confira se está tudo correto, refine as explicações e tente usar dados, exemplos e analogias para deixar tudo ainda mais claro. Por fim, revise e repita, se necessário, até que consiga explicar com clareza e segurança. Você pode gravar a sua explicação para identificar problemas e aperfeiçoá-la. 

Por que usar a técnica de Feynman para estudar?     

A técnica de Feynman é uma abordagem de estudo eficaz, que incentiva o estudante a organizar seus conhecimentos, identificar lacunas na aprendizagem e entender profundamente os conceitos.  

Confira outras vantagens da técnica de Feynman: 

  • Compreensão mais profunda do conteúdo: ao tentar explicar com suas próprias palavras, o estudante tem um ganho significativo no entendimento daquele tópico, e não apenas memoriza informações de modo superficial. 
  • Retenção da informação: a explicação ativa e a revisão dos conceitos garantem que a informação seja retida de forma mais duradoura, contribuindo para melhorar o desempenho em provas e avaliações. 
  • Melhora da comunicação: desmembrar ideias complexas em partes mais elementares e explicar conceitos de forma simples aprimoram a capacidade de expressão e articulação; 
  • Exercício de autoavaliação: a técnica permite que o estudante identifique o que já sabe, as suas dificuldades e o que falta para dominar determinado assunto; 
  • Maior protagonismo do estudante: incentiva a autonomia nos estudos e a aprendizagem ativa em vez da absorção passiva de informações; 
  • Flexibilidade: o método pode ser aplicado a assuntos de qualquer área, desde ciências exatas até ciências humanas, e por estudantes de qualquer nível de ensino. 

Se você quer potencializar seus estudos, conte com a experiência do Sistema Anglo de Ensino, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes. Experimente o sistema que mais aprova nas melhores universidades do país!      

Leia também: 

Voltar