Curtir uma canção faz bem e traz muitos benefícios, como o desenvolvimento emocional e a redução do estresse, além da ampliação da capacidade de concentração, do foco e da criatividade. Mas pode não ser uma boa opção na hora do estudo, pois o som pode virar uma distração e atrapalhar a leitura. E isso tem uma explicação científica.
“Nosso cérebro trabalha basicamente com dois sistemas: um é automático e o outro é mais elaborado. O automático é acionado quando fazemos nossas ações do dia a dia, como andar, se vestir, escovar os dentes etc. E o elaborado acontece quando estamos aprendendo algo, que exige mais tempo, concentração e gasto de energia”, explica Eduardo Calbucci, professor do Curso Anglo.
Ele diz que é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo, desde que uma ação seja do sistema automático e a outra, do elaborado. E dá um exemplo: “Eu consigo acordar de manhã, me trocar e tomar meu café, pensando em como vai ser o meu dia. Vestir-se e se alimentar são ações do sistema automático, enquanto planejar como vai ser o meu dia é justamente uma ação do sistema elaborado.”
Atenção comprometida
Segundo o docente, estudar e ouvir música ao mesmo tempo são duas ações acionadas pelo sistema elaborado e ambas exigem concentração e foco e, por isso, podem dividir a atenção do estudante, gerando distração. “Se for uma canção com letra em português ou de um idioma estrangeiro que o estudante domine, será pior ainda”, afirma.
“Ao ler um livro, por exemplo, são ativadas as áreas de comunicação linguística do cérebro. Se começar a escutar uma música letrada, a atenção linguística sai daquilo que se está lendo para aquilo que se está ouvindo. Assim, a atenção ficará dividida”, complementa.
Canções sem letra
Mas escutar uma música em um idioma que a pessoa não domina pode funcionar? De acordo com Eduardo, é possível que sim, pois a questão não será mais verbal, mas apenas melódica. Uma música sem letra, como a clássica erudita ou um jazz, pode ajudar a manter a concentração na hora do estudo, mas isso não é uma regra.
O ideal é fazer um teste: tentar estudar escutando uma música sem letra e, depois, estudar em silêncio. “Observe o que rende mais. E se você aprecia muito escutar canções, reserve momentos apenas para isso, com 100% da sua atenção para essa atividade, deixando seu sistema elaborado focado apenas nisso. Ou que tal aproveitar as pausas entre os estudos para ouvir suas músicas preferidas?”, sugere o professor.