A eletrodinâmica é um dos conteúdos mais pedidos em Física no Enem e nos vestibulares. E não é para menos, já que os fenômenos elétricos permeiam praticamente todos os aspectos da nossa vida. Os seres vivos, por exemplo, dependem de processos eletroquímicos para a realização de diversas funções vitais à sua existência, desenvolvimento e reprodução.
Além disso, roupas, utensílios domésticos, veículos, materiais de construção, diversos tipos de alimentos e medicamentos, ou seja, praticamente tudo o que nos cerca é produzido com o auxílio de energia elétrica e máquinas elétricas.
E grande parte dos equipamentos tecnológicos que usamos hoje são elétricos, como eletrodomésticos, e eletroeletrônicos, como televisão, smartphones e computadores. Isso sem contar lâmpadas, veículos, satélites e equipamentos médico-hospitalares. Ou seja, a eletrodinâmica está intimamente relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico moderno.
Neste post, vamos explorar a definição de eletrodinâmica, o que exatamente estudar para o Enem e vestibulares, estratégias de estudo e exemplos de questões sobre o tema. As informações são de Carlos Marmo, professor de Física do Curso Anglo e autor do Sistema Anglo de Ensino. Confira!
O que é eletrodinâmica?
A eletrodinâmica é a área da Física dedicada ao estudo da corrente elétrica e dos fenômenos a ela associados — fundamentalmente, os dispositivos elétricos de uso cotidiano (lâmpadas, pilhas e baterias, chuveiros elétricos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos) e os circuitos elétricos (instalações elétricas residenciais, linhas de transmissão de energia e circuitos internos de dispositivos elétricos).
Outras situações menos frequentes envolvem as ocorrências naturais desses fenômenos, como as descargas atmosféricas e a propagação do potencial de ação em neurônios.
O que estudar sobre eletrodinâmica para o Enem e os vestibulares?
A maior parte das questões de eletrodinâmica do Enem e dos vestibulares exige que os estudantes realizem cálculos de potência, rendimento, consumo e produção de energia elétrica.
As questões também costumam pedir para avaliar ou dimensionar circuitos elétricos simples, que são as associações de resistores alimentados por geradores eletroquímicos (pilhas e baterias). Algumas dessas perguntas surgem relacionadas à calorimetria e termodinâmica (aquecimento de líquidos e gases por resistores percorridos por corrente elétrica).
Como estudar eletrodinâmica – fazendo um resumo
Para estudar Física, de modo geral, é preciso primeiramente fazer um resumo teórico do tópico que se está estudando. Ele deve ser escrito à mão em folha de papel, utilizando lápis ou caneta, ou por meio de uma caneta stylus em um tablet.
Um resumo bem feito deve conter os principais conceitos, definições, grandezas físicas, gráficos, esquemas e equações do tópico em questão. Para toda equação que for escrita, é necessário destacar o que são cada uma das grandezas físicas envolvidas, quais são as suas unidades e quando essa equação pode ser utilizada.
Não deixe de apresentar esse resumo para um professor de Física, a fim de aprimorá-lo, seja para resumi-lo ainda mais, para completá-lo ou para detectar erros. Além disso, caso possível, procure explicá-lo para alguém — pode ser um amigo ou um parente e, inclusive, não precisa conhecer nada sobre o assunto. Afinal, a melhor maneira de aprender é ensinando.
Como estudar eletrodinâmica – resolvendo questões
Depois de fazer o resumo, é indicado resolver o maior número de questões possíveis sobre o assunto. Para isso, algumas dicas são:
- Lembre-se que quantidade é menos importante que qualidade. De nada adianta resolve uma pilha de questões se essa ação for simplesmente mecânica. Resolva os problemas conscientemente.
- Evite olhar a resolução oficial de um problema antes de tentar resolvê-lo. Do mesmo modo que os nossos músculos não são fortalecidos ao observarmos outras pessoas se exercitando, também não desenvolvemos o nosso cérebro observando um exercício já resolvido.
- Não fique horas em um mesmo problema sem sair do lugar. Por um lado, porque isso pode causar desânimo. Por outro, porque ao avançar nos demais problemas, você descobrirá como resolver aqueles que ficaram para trás. Um dos motivos para isso é que o aprendizado, ao menos em Física, ocorre em espiral. Quanto mais se aprende, mais fácil fica aprender.
- Não desanime se não conseguir resolver um ou mais problemas. Transforme a sua frustração em algo produtivo: anote e tabule os seus erros. Por exemplo, não compreendeu o enunciado? Não entendeu um esquema, gráfico ou partes do texto? Não conseguiu concretizar a situação que está sendo descrita e proposta? Não identificou qual é o assunto que está envolvido no problema? Não lembrou da teoria, equações e/ou estratégias de resolução daquele tipo de problema? Errou na manipulação algébrica das equações? Errou por desatenção? Analisando os seus erros, o seu aprendizado será muito mais efetivo!
Exemplos de questões de eletrodinâmica
Agora que você já sabe como resolver as questões, veja alguns exemplos para aplicar o seu conhecimento:
Enem 2022
Fuvest 2024
Unicamp 2024
Unesp 2025
Se você quer potencializar seus estudos, conte com a experiência do Sistema Anglo de Ensino, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes. Experimente o sistema que mais aprova nas melhores universidades do país!
Veja também: