As habilidades digitais são indispensáveis em um mundo cada vez mais globalizado e conectado. Com o avanço da tecnologia, o mercado de trabalho e a sociedade estão em constante transformação, tornando essencial o desenvolvimento dessas competências desde cedo.
No entanto, um estudo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que apenas 29,9% dos brasileiros possuem habilidades digitais básicas. Nesta categoria, estão aquelas que permitem às pessoas participarem minimamente da sociedade da informação, sendo fundamentais para a execução de tarefas básicas.
Diante desse cenário, fica evidente a importância de preparar as novas gerações para um futuro cada vez mais digital. Mas o que exatamente são essas habilidades e como podemos desenvolvê-las e aprimorá-las de maneira assertiva? Neste post, vamos responder a essas e outras questões!
O que são habilidades digitais?
As habilidades digitais dizem respeito à capacidade de utilizar os recursos tecnológicos de forma eficaz, segura e ética. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) as definem como “uma gama de habilidades para usar dispositivos digitais, aplicativos de comunicação e redes para acessar e gerenciar informações”. Essas competências permitem que as pessoas criem e compartilhem conteúdo digital, se comuniquem e colaborem nos estudos, no trabalho e em atividades sociais.
Isso abrange desde navegar na internet com responsabilidade até desenvolver noções básicas de programação. Incorporar a tecnologia no ambiente escolar não apenas amplia o conhecimento dos alunos nesse campo, mas também os ajuda a desenvolver competências essenciais para o século XXI (as chamadas soft skills), como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
Ao adquirir essas habilidades, os estudantes se tornam mais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais digital e constroem um repertório importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, é fundamental que as escolas integrem esse aprendizado ao dia a dia da sala de aula.
Habilidade digitais: contexto atual e BNCC
O mundo do trabalho tem passado por grandes mudanças nas últimas décadas, sobretudo com o advento da internet e da revolução digital. De acordo com o relatório The Future of Jobs 2025 (O Futuro dos Empregos) do Fórum Econômico Mundial, as inovações tecnológicas estão entre os fatores responsáveis pela criação de 170 milhões de novos empregos até 2030 e pela eliminação de 92 milhões de outras ocupações.
Ainda segundo o estudo, entre as 10 habilidades com maior índice de crescimento nos próximos anos, as três primeiras se referem a habilidades digitais: saber lidar com inteligência artificial e big data; redes; e segurança cibernética.
Diante desse cenário, é essencial compreender quais habilidades digitais serão indispensáveis no futuro e como desenvolvê-las desde cedo nas crianças e nos adolescentes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, entre as competências gerais da Educação Básica, uma diretamente ligada à cultura digital.
A competência geral número 5 propõe “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
Quais habilidade serão necessárias no futuro?
Além da BNCC em si, outro documento, o complemento BNCC para Computação, estabelece as habilidades obrigatórias para a Educação Básica relacionadas à computação e tecnologia. Elas são divididas em três eixos:
1. Pensamento computacional: capacidade de resolver problemas de forma estruturada, utilizando conceitos como algoritmos e automação. Entre as habilidades relacionadas a esse eixo estão:
- Construir e simular algoritmos, de forma independente ou em colaboração, que resolvam problemas simples e do cotidiano com uso de sequências, seleções condicionais e repetições de instruções.
- Construir soluções de problemas usando a técnica de decomposição e automatizar tais soluções usando uma linguagem de programação.
2. Cultura digital: compreensão do impacto das tecnologias na sociedade e de como utilizá-las de forma segura, ética e responsável. Exemplos de habilidades relacionadas à cidadania digital:
- Uso responsável: aspectos legais e éticos relacionados ao uso de tecnologias digitais para uma convivência respeitosa na internet, para questões de direitos autorais, direitos de imagem e o impacto do uso excessivo de tecnologias na saúde mental.
- Uso seguro: proteção de dispositivos, conteúdos, dados pessoais e privacidade no uso das tecnologias digitais, incluindo a identificação de riscos e ameaças on-line.
- Uso crítico: conhecimento dos modos de produção, transmissão e disseminação das informações, além da avaliação da credibilidade e confiabilidade de conteúdos em ambientes digitais.
3. Mundo digital: domínio de conceitos técnicos da tecnologia, como internet, redes, computação em nuvem, inteligência artificial e big data. Entre as habilidades deste eixo estão:
- Codificar a informação de diferentes formas, entendendo a importância desta codificação para o armazenamento, manipulação e transmissão em dispositivos computacionais.
- Conhecer o conceito de sistema operacional e sua importância na integração entre software e hardware.
- Entender como é a estrutura e funcionamento da internet.
- Compreender o funcionamento de malwares e outros ataques cibernéticos.
- Compreender e utilizar diferentes formas de armazenar, manipular, compactar e recuperar arquivos, documentos e metadados.
Como desenvolver habilidades digitais?
É importante que o trabalho com as habilidades digitais seja dinâmico, acessível, adequado à faixa etária e aconteça desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Algumas estratégias para desenvolver e aprimorar essas habilidades incluem:
- Uso de ferramentas digitais: ensinar as crianças a utilizarem os recursos tecnológicos de forma crítica e criativa, como plataformas de ensino e aprendizagem e aplicativos para a produção de conteúdo.
- Utilização de jogos para o aprendizado: jogos digitais e quizzes são formas de divertir os alunos e estimular a resolução de problemas, o pensamento crítico e o raciocínio lógico.
- Produção multimídia: estimular a criação de conteúdos digitais, como posts, vídeos, imagens e animações.
- Linguagens de programação: introduzir conceitos básicos de programação para desenvolver o pensamento computacional e a capacidade de resolver problemas.
- Domínio de algoritmos: trabalhar a lógica e a estruturação de informações para que possam compreender, criar e otimizar soluções digitais.
- Visualização e análise de dados: capacitar os estudantes a interpretar e organizar informações de forma gráfica e estatística, auxiliando na tomada de decisões.
- Projetos práticos: resolver “problemas reais” com o uso da tecnologia, como a criação de um blog usando plataformas como WordPress ou a elaboração de uma apresentação no Google Slides, são formas de aplicar a tecnologia no dia a dia e estimular a criatividade.
- Uso ético da tecnologia: promover a participação digital e responsável, abordando temas como segurança online, privacidade, direitos autorais e impacto social da tecnologia.
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