Saiba quais razões motivam os alunos a faltar e entenda como ajudá-los com disciplina e compreensão

Quando um aluno começa a faltar muito, mais do que uma ocasional visita ao médico, por exemplo, o que deve ser feito? É recomendado chamar esse aluno para conversar, ou talvez chamar seus pais? Quais as possíveis causas e como ajudá-lo com isso?

Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo de Ensino, explica que, ao perceber muitas faltas de um mesmo aluno, é preciso conversar com a coordenação, com a equipe de orientação e, caso houver, com a equipe psicológica da escola. É importante perceber se há um padrão, como muitas faltas em uma aula ou dia específico, e buscar informações para entender o que está acontecendo e possíveis motivos.

O que leva um aluno a faltar demais?

As motivações para faltas excessivas, segundo Vinícius, podem ocorrer por diversos motivos, como inadequação da criança com o processo pedagógico, ou seja, falta de afinidade entre o sistema de ensino da escola e as prioridades e métodos de estudo do aluno; notas baixas e a iminência de uma provável reprovação; e problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), metade das condições de saúde mental começam ou são desenvolvidas aos 14 anos de idade, mesmo que não sejam detectadas ou não tratadas. Essas condições levam à desmotivação, falta de energia e até evasão escolar.

O que fazer quando percebo um aluno que falta muito?

Nenhuma orientação pode ser feita enquanto a coordenação e professores não entenderem detalhadamente porque o aluno está faltando. Se o diagnóstico for uma falta de afinidade com o sistema de ensino e com a escola, é preciso conversar com os pais, mas com o aluno também.

Vinícius de Paula reforça a importância de crianças e adolescentes participarem das decisões sobre suas próprias vidas. “Ele precisa estar dentro das discussões que vão trazer consequências para a vida dele. Então ele precisa ser ouvido, é importante que ele opine sobre a escola em que estuda, sobre sua rotina de estudos, e no que diz respeito à escolha da profissão que quer seguir no futuro”.

Vinícius lembra que é obrigação dos responsáveis garantir que seus filhos estejam frequentando a escola. Se o aluno estiver perto de reprovar por faltas, é dever da escola e dos professores avisar o Conselho Tutelar. Para além disso, a indicação é orientar os pais, talvez indicar algum profissional, seja de saúde mental, caso este seja o problema, seja professores particulares ou ajuda de psicopedagogas, caso seja um problema de notas ou de disciplina.

Como auxiliar um aluno que falta muito?

O acolhimento a estes alunos é fundamental, e é necessária uma conversa para entender se há algum problema de saúde, algo acontecendo em casa, ou se há algum problema dentro da escola envolvendo bullying e questões emocionais.

Caso o diagnóstico seja um problema de disciplina, seja com dificuldade nas matérias ou notas baixas, a escola pode auxiliar na organização de matérias e apresentar possibilidades de estudo, plantões de reforço, até para que o conteúdo perdido na disciplina seja recuperado.

O importante é manter um diálogo com o estudante, mostrando que a escola está ali para ajudar a resolver os problemas, e que os desafios existem para serem superados. “O momento da dificuldade é precioso na vida do adolescente, porque ele vai usar aquele cenário para crescer e construir ainda mais autonomia. Tudo isso parte de uma boa orientação” explica Vinícius de Paula.