*Artigo de Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino

Ao analisar alguns temas do currículo do Ensino Médio e suas incidências no Enem e nos vestibulares, é possível identificar que Eletricidade e Energia Elétrica são extremamente frequentes e que surgem em diversos contextos. De fato, nesses temas são desenvolvidos conteúdos fundamentais para a compreensão de vários fenômenos e aparelhos que utilizam essa modalidade de energia em seu funcionamento.

Atualmente, com muitas habilidades e competências exigidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Enem voltadas para a realidade cotidiana do estudante, Eletricidade e Energia Elétrica podem ser abordados em seus mais diversos desdobramentos. Veja alguns exemplos:

  • Transformações de energia

Nos equipamentos elétricos que conhecemos, a energia elétrica é sempre transformada em alguma outra modalidade, como ilustrado na tabela a seguir para alguns eletrodomésticos.

Transformações de energia em alguns equipamentos elétricos.

Desse modo, pode-se exigir dos estudantes a identificação dos tipos de energias transformadas nesses e também em outros equipamentos elétricos. Afinal, é possível dizer que não utilizamos energia elétrica diretamente, mas sim que ela é a matriz inicial de energia que será futuramente convertida em outra modalidade por alguma máquina.

  • Quilowatt-hora (kWh)

Para se medir a quantidade de energia elétrica consumida por residências e equipamentos elétricos, as concessionárias de energia utilizam uma unidade conhecida como quilowatt-hora (kWh). Para se quantificar a energia consumida nessa unidade, deve-se utilizar a expressão que relaciona energia e potência, sendo a potência (P) aplicada em quilowatt (kW) e o intervalo de tempo (Δt) em horas, como ilustrado a seguir.

Relação que permite determinar a energia transformada em quilowatt-hora (kWh).

Sendo assim, é possível que apareçam questões que exigem dos estudantes o cálculo da energia elétrica consumida por um equipamento ou uma residência em um certo intervalo de tempo. Além disso, em uma mesma questão pode-se exigir do estudante a análise da eficiência de eletrodomésticos por meio das informações apresentadas no selo Procel disponível para os consumidores, como ilustrado a seguir.

Ilustração do “Selo Procel”, que tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Da imagem apresentada, também é possível identificar que surgem outras informações importantes dos equipamentos elétricos como a diferença de potencial (tensão) de funcionamento e a potência transformada.