Veja como fazer resumos para condensar informações complexas sem comprometer a compreensão do estudo

As técnicas de resumo trazem muitos benefícios à rotina de estudos, especialmente em relação àquelas matérias que são mais densas e contemplam muitos textos e teorias. A partir dos resumos, o aluno consegue não apenas uma melhor fixação do conteúdo como também pode selecionar as partes mais importantes de uma matéria, ou seja,  o que tem mais probabilidade de ser abordado nas provas.

Segundo Daniela Toffoli, autora do Sistema Anglo de Ensino, um apanhado eficaz é aquele que é compreensível mesmo quando o assunto é mais complexo.  Para fazer uma condensação eficaz, siga esses pontos:

  1. Ler o texto mais de uma vez

Afinal, a repetição da leitura faz com que certos detalhes, que talvez tenham passado despercebidos em uma primeira vez, sejam evidenciados. Ler o texto de maneira integral faz com que a ideia central dele, que deve aparecer nos resumos, seja melhor assimilada.

  1. Grifar

Na segunda leitura, grifar os trechos que são mais importantes, cujas informações destacadas possam ser resumidas e explicadas nas palavras do próprio aluno, conforme seu entendimento do assunto.

Daniela também traz técnicas de como produzir um resumo funcional, além de cinco dicas de ouro para alunos que ainda estão aprendendo a estudar por meio deste método.

Técnicas de um resumo eficaz

“Em primeiro lugar, é preciso que o texto, de fato, seja inteiramente compreendido. Apenas quando o aluno entende a ideia central é que se torna possível ir atrás das informações que ajudam na sustentação e construção dessa ideia.” explica Daniela. Depois, é importante que as leituras subsequentes à primeira sejam acompanhadas de marcações, como anotações sobre o que entendeu e o que não entendeu, além disso, aquilo que não foi compreendido deve ser pesquisado. Essas marcações também englobam grifos das partes mais importantes, destacando o que não pode faltar no resumo.

Apesar de todos os benefícios, Daniela alerta: os resumos podem não ser tão efetivos, quando o aluno não sabe selecionar as informações e o texto acaba sendo construído apenas de cópias do texto original, sem processar ou escrever o que ele próprio entendeu do que aprendeu.

Cinco dicas para quem está aprendendo a estudar por resumos

  1. Sempre ler o texto mais de uma vez

Antes de começar a selecionar e grifar as informações, reler o texto com calma e cuidado, prestando atenção aos detalhes

  1. Hierarquizar as informações que são mais e menos importantes

Para isso, pode-se até mesmo utilizar cores diferentes para o destaque, post-its e marcadores de páginas, ou anotações à parte.

  1. Construir o resumo com suas próprias palavras

Ou seja, “explicando” o que entendeu do conteúdo, não apenas copiando a frase exatamente como está no texto.

  1. Não deixar o material de base de lado quando o resumo ficar pronto

Muitas vezes, apenas o resumo não é suficiente, especialmente se o conteúdo envolver fórmulas e exercícios.

  1. Produzir seu próprio resumo e não simplesmente pegar resumos já prontos.

Seja de colegas ou da internet, os resumos que já chegam prontos ao estudante não possuem a mesma eficácia. Isso porque o funcionamento do método se encontra justamente no processo de construção do resumo.