É fundamental que os responsáveis busquem uma aproximação com a realidade escolar de crianças e adolescentes

Na infância e na adolescência, os filhos passam grande parte do tempo longe dos pais, pois se dedicam às atividades escolares — essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo e social. Nesse ambiente, é natural que expressem, pouco a pouco, as suas personalidades e demonstrem os seus pontos fortes e suas fragilidades, tanto acadêmicos quanto emocionais.

Tendo em vista que os estudantes não estarão sob o olhar familiar na escola, os pais precisam manter um diálogo aberto e detalhado com os educadores. Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Sistema Anglo, indicou seis perguntas que os pais podem fazer nas reuniões escolares, justamente para entender a realidade do filho nesse ambiente. Confira:

1) Como meu filho costuma agir nas aulas da escola?

Existem diversos campos a serem analisados: Educação Física, Artes, Inglês, Teatro, Português, Matemática, Inglês, Ciências, Química, Física, História… enfim, peça à escola que descreva o comportamento de seu filho em cada disciplina para entender a sua postura e seu compromisso diante de momentos que exigem atenção e compromisso.

2) Meu filho se relaciona bem com os amigos, professores e colaboradores da escola?

Ele é sensato, respeitoso, solícito, simpático, positivo e alegre na maior parte do tempo? Ou apresenta algum tipo de postura ou comportamento que merece uma conversa em casa com a família para esclarecer como deve se portar em ambientes coletivos, como a escola?

3) Vocês percebem meu filho inserido na rotina da escola e nas diferentes atividades que ele desenvolve?

Ele está integrado às aulas, aos professores e aos colegas? Ou seja, ele está socialmente bem adaptado e confortável, ou tem algum ponto de atenção que devo cuidar?

4) Meu filho tem apresentado melhora crescente no desempenho acadêmico?

Está atento às aulas, participa e demonstra interesse e compreensão dos temas tratados? Ele se mostra comprometido com o trabalho e com as várias atividades propostas?

5) A escola identifica alguma dificuldade acadêmica ou social?

A família pode agir para melhorar o bem-estar e o desenvolvimento do estudante? E ele é um aluno com qual perfil acadêmico: empenhado e com excelentes resultados, ou com necessidade de melhorar o compromisso e o desempenho nas atividades?

6) Diante da dificuldade acadêmica, quais orientações a escola oferece?

Dessa forma, é possível saber como proceder para auxiliar a criança e, ainda, o que a escola já faz nesse sentido – para que seja possível um alinhamento e uma atuação em consonância.