Debater pode auxiliar na compreensão do conteúdo tradicional e, ainda, propiciar o desenvolvimento da oratória e da escuta efetiva

Dentro do ambiente escolar, é essencial que o ensino vá além dos livros didáticos, incluindo também o desenvolvimento de habilidades práticas. Alguns dos principais tópicos que podem ser trabalhados na formação estudantil são a capacidade de ouvir e de se posicionar, com clareza e segurança. Para explorar esses campos, muitos educadores selecionam a atividade do debate, capaz de trazer noções de alteridade e desenvoltura pessoal para quem a pratica.

Como propor os debates em sala de aula?

A melhor forma de inserir os debates na sala de aula é pela constância. Isso permite um desenvolvimento pessoal dos estudantes e, ainda, uma melhor análise para o educador. Assim, debater no início e conclusão de um conteúdo específico é uma excelente estratégia.

“Por meio do debate, o professor pode fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre um assunto que ainda será estudado, aprofundado. No encerramento, pode verificar se a sequência didática produziu mudanças na compreensão inicial dos alunos sobre o assunto”, explicou Marisa Oliveira, autora do Sistema Anglo.

5 benefícios do debate

A atividade do debate se torna ainda mais interessante quando se entende e se observa seus benefícios. Confira os 5 principais tópicos, apontados pela especialista:

1- Exercício da escuta efetiva do que o outro tem a dizer, concedendo atenção e tempo a quem está com a fala.

2- Perceber que a escuta não é algo passivo, mas uma oportunidade de aprender e refletir sobre o que o outro diz, ou seja, um trabalho ativo.

3- Converter seu pensamento acerca do tema em um texto oral organizado.

4- Capacidade de se expor diante de um auditório crítico.

5- Para o professor, é um momento para ouvir seus alunos e, aproveitando, fazer considerações, esclarecimentos e até avaliações.

Cuidados importantes

Para que as atividades sejam proveitosas, é crucial que o educador enfatize o caráter essencial dos Direitos Humanos, os quais, em momento algum, devem ser questionados ou ignorados.

“O professor precisa se dedicar a construir essa cultura, se ela ainda não existe na sua turma, esclarecendo quantas vezes forem necessárias que intolerância e debate são termos radicalmente excludentes”, finaliza Oliveira.