Estudantes devem praticar a língua em seu cotidiano para alcançarem altos níveis de proficiência

A globalização e o avanço da tecnologia no século XXI demandam que os jovens falem outros idiomas, tanto para objetivos acadêmicos quanto para se conectarem com outras culturas. Na hora de estudar um idioma estrangeiro, como o inglês ou o espanhol, os principais desafios que podem aparecer são: encontrar bons métodos de aprendizagem e enfrentar a vergonha de praticar a língua em público.

“O mito de que um bom falante é aquele que fala como um nativo inibe muitos jovens a se engajarem no ensino de línguas”, explica Luiza Cardeal da Costa, professora do Sistema Anglo de Ensino.

Segundo a profissional, o principal objetivo de falar outra língua é se comunicar e se expressar com diferentes culturas. Sendo assim, o estudante não deve sentir vergonha do sotaque que carrega a sua identidade nacional. Se a pronúncia não atrapalha a boa comunicação e entendimento das frases, não é necessário se preocupar em soar como um nativo.

Luiza separou quatro dicas que facilitam o aprendizado de um idioma estrangeiro. Confira:

1- Realize o exercício de “shadowing”

Para driblar tais desafios, podemos começar com a prática de shadowing — que consiste em repetir o que foi dito por uma falante da língua alvo para aumentar a familiaridade com a pronúncia. Isso irá ajudá-lo tanto no listening quanto no speaking.

2- Leia conteúdos do seu interesse, com apoio do dicionário

Outra opção para expandir o vocabulário e praticar o reading é colocar na rotina leituras de textos do seu interesse, ou que se relacionem ao seu objetivo, por exemplo, se você quer passar no vestibular, o ideal é ler todo dia um pouquinho de textos jornalísticos. Lembre-se de buscar por significados em um dicionário, de preferência algum que seja monolíngue, como WordReference e Oxford Learner ‘s Dictionary.

3- Pratique o novo vocabulário

Junto à leitura e a busca por significados no dicionário, é importante sempre relembrar o conteúdo, pois a prática frequente é a chave do conhecimento. Após anotar as palavras novas que descobriu, faça flashcards em papel ou online (Quizlet) para relembrar o vocabulário.

4- Faça resumos do que leu

Outra tática para expandir vocabulário e praticar a gramática é manter um journal (uma espécie de diário ou caderno de anotações livres) no qual você pode resumir o que leu do texto na língua alvo.