Os estudantes podem se reunir e ajudar uns aos outros a estudar para uma prova difícil, por exemplo

Desde que organizado, o estudo em grupo pode ser uma boa opção para diversos contextos, trazendo benefícios para todos os integrantes. A troca de conhecimentos, técnicas e opiniões entre os estudantes favorece o aprendizado, deixando-os mais preparados e tranquilos em relação à matéria.

Para quem não sabe em quais momentos o estudo em grupo é mais benéfico, Rodrigo Machado, autor do Sistema Anglo de Ensino, explica três situações:

1. Discussão e análise de simulados ou provas

Após a realização de alguma prova, que pode ser um simulado ou mesmo versões antigas do exame, é interessante discutir as questões em grupo. Além de sanar dúvidas, isso possibilita compartilhar diferentes formas de resolução. Essa mesma lógica pode ser aplicada às listas de exercícios.

2. Estudo de temas específicos

O estudo em grupo pode ser utilizado na discussão de temas específicos. Nesse caso, após o estudo individual do tema combinado, o grupo se reúne para revisar, organizar e esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto.

3. Incentivo

O grupo de estudos pode ser utilizado para manter os estudantes motivados durante o ano. Alguns alunos montam grupos de estudos no final do ano, principalmente após as primeiras fases, para se manterem engajados e ativos.

Em suma, é importante ter o objetivo da reunião do grupo sempre em mente, para que todos os participantes saibam quais pontos do aprendizado estarão fortalecendo e até onde irão chegar com as conversas.